Você está aqui: Home Política Rio Branco é a 3ª capital em Oportunidades em Educação

Política

Rio Branco é a 3ª capital em Oportunidades em Educação

O Estado do Acre tem a melhor classificação do Norte

A capital do Acre é a terceira do país no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB). Rio Branco está com a mesma nota de Curitiba com 4,9 em um espectro que vai de 0 a 10. O Estado do Acre também melhorou a nota.

Na avaliação anterior, feita em 2015, o Acre tinha nota 4,2. Em 2017, a nota foi 4,5. É a 12ª colocação entre os estados da federação, incluindo o Distrito Federal. Esse desempenho deixa o Acre em melhor classificação entre os estados do Norte do país.

O IOEB - Índice de Oportunidades da Educação Brasileira é um índice que avalia toda a educação básica (da Educação Infantil ao Ensino Médio). O índice observa também todas as pessoas que estão em idade escolar em uma determinada região, não apenas as pessoas que estão matriculadas na escola.

“O IOEB é formado a partir da relação de um conjunto de fatores e seus respectivos pesos. Esses fatores estão divididos em dois grupos: insumos educacionais, ou seja, fatores essenciais para um bom resultado educacional e resultados educacionais, sejam eles de atendimento, de aprendizado ou de aproveitamento escolar”, explica o site da organização responsável pela análise.

Nos “Indicadores de resultado educacional”, são usados como instrumentos de análise o Ideb anos iniciais do ensino fundamental; Ideb anos finais do ensino fundamental; Taxa Líquida de Matrícula do ensino médio.

Já nos indicadores de insumos e processos educacionais, os técnicos avaliam a Escolaridade dos professores; Número médio de horas aula/dia; Experiência dos diretores; Taxa de atendimento na educação infantil.

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081

Fique Conectado