Você está aqui: Home Política Fanfarra da Apae se apresenta na Aleac

Política

Fanfarra da Apae se apresenta na Aleac

Homenagem ao Dia da Síndrome de Down

A Assembleia Legislativa (Aleac) dedicou a sessão desta quinta-feira (22) aos portadores da Síndrome de Down. O dia foi celebrado com a apresentação de fanfarra da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e uma programação voltada ao público.

O evento ocorreu em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado na quarta-feira (21). O objetivo é mostrar para a sociedade sobre o tema e debater a criação de leis que beneficiem quem possui a síndrome. A Aleac, conta, inclusive, com dois funcionários com down.

“É um dia pra comemorar, dia de muitas alegrias, mas também é um dia para refletir, pra que sociedade passe a entender cada vez mais, que são pessoas simples, amáveis, mas são pessoas que também tem como contribuir com a sociedade, como contribuir com o poder público”, disse o presidente da Aleac, Ney Amorim.

Apesar de ter até uma data para alertar sobre o assunto, a presidente da Apae revela que ainda é preciso trabalhar mais a inclusão social em todos os setores da sociedade. “As pessoas ainda não interiorizaram a questão da capacidade, da potencialidade, das pessoas com deficiência. Isso é preciso que você tenha uma atitude, porque por exemplo, um jovem vai pro mercado de trabalho, mas ele ainda é discriminado pelas pessoas, pelos colegas e às vezes até pelo chefe”, comentou a presidente da Apae-AC, Cecília Lima.

A atividade também contou com presença de Bruno Perez, presidente da Apae de Roraima último estado a implantar a associação e que veio ao Acre para acompanhar o modelo de trabalho desenvolvido no estado.

“Como somos novos, a gente teve a chance de vir aqui nesse encontro e vamos discutir do que o Acre tem de bom, as dificuldades que eles enfrentam, a gente tem a chance de fazer diferente, ou seja, pegar tudo que eles têm aí de experiência de 20, 30 anos, e fazer de um forma mais rápida , porque eles já aprenderam, já erraram, e a gente vai ter uma margem de acerto melhor”, explicou Bruno.

O jovem estudante Carlos da Páscoa é um dos participantes da banda e auto defensor da Apae. Para ele, esse é um dia especial. “Lá na Apae é muito bom. Esse dia é muito especial para nós que somos deficientes e cada dia mais estamos aprendendo mais coisas ainda.”

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081

Fique Conectado