Você está aqui: Home Política Agentes penitenciários realizam manifestação em frente à Aleac

Política

Agentes penitenciários realizam manifestação em frente à Aleac

Entre as cobranças está a contratação de novos agentes

Os agentes penitenciários realizaram na manhã desta terça-feira (27) um protesto na Assembleia Legislativa.  Eles cobram a realização de concursos públicos para contratação de novos agentes, o pagamento de promoções e o prêmio anual de valorização da atividade penitenciaria, a qual até hoje o governo recusa-se a pagar.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários, Lucas Bolzoni, o sistema penitenciário do acre está um caos por conta da falta de agentes e estrutura para as condições de trabalho.

Um exemplo dos problemas enfrentados pela categoria foi a fuga de seis detentos, ocorrida no último fim de semana no presidio Francisco de Oliveira Conde, onde apenas dois agentes faziam a segurança de quase 300 detentos.“O único concurso que a gente teve foi de 2007 pra 2008, e hoje a gente está num déficit muito grande, a exemplo do que eu citei aqui do pavilhão L [...]. Isso não é uma exceção é uma regra, todas as unidade prisionais do Estado estão com essa proporção”, disse Bolzoni.

Após o protesto na entrada da Aleac, os agentes ocuparam a galeria do plenário, onde aguardaram o fim da sessão para serem recebidos por uma comissão de parlamentares.

A deputada Eliane Sinhasique, denunciou ainda no plenário da casa, que muitos agentes estão afastados das funções por questões de saúde, e mesmo assim, é descontado do salário deles as faltas.

“Nós temos muitos agentes penitenciários afastados por problemas de saúde. Eles pegam tuberculose, doenças contagiosas dentro do próprio presidio, porque é um local insalubre e essas pessoas são afastadas por doença e ainda tem o salário descontado por estar doente, olha que absurdo!” reclamou a deputada.

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081

Fique Conectado