Você está aqui: Home Política Eleição na Ufac: chapa de oposição pode ser cassada

Política

Eleição na Ufac: chapa de oposição pode ser cassada

Comissão diz que candidata não se desincompatibilizou

Às 14 horas desta sexta-feira (11), haverá uma reunião extraordinária do Conselho Universitário da Universidade Federal do Acre. Na pauta de debate, a possível cassação da chapa “Ufac com Você”, liderada pela professora Aline Andreia Nicolli e pelo professor Carlos Eduardo Garção de Carvalho, candidatos à reitora e vice-reitor, respectivamente.

A Comissão Eleitoral afirma que a candidata não respeitou o que determina uma resolução 02, de 19 de abril de 2018, no artigo 12, que regulamenta as inscrições dos candidatos e os prazos a serem obedecidos. O texto diz que o candidato precisa se desligar dos cargos que exerce na instituição "a partir do primeiro dia de campanha eleitoral até o primeiro dia útil após o termino das eleições".

A professora Aline até que tentou se desincompatibilizar. Mas, o fez, segundo a Comissão Eleitoral, fora do prazo regimental. O pedido foi feito no que seria o primeiro dia de campanha e o processo não tramitou. A Comissão Eleitoral argumenta que o pedido, estritamente, não comprova o respeito ao regimento. É preciso que o processo tramite e seja apreciado e aprovado pela Comissão.

A expectativa é que a reunião do Conselho Universitário seja muito tensa. Até pedido de reforço na segurança da Ufac foi feito. Qualquer decisão tomada pelo Conselho Universitário é soberana. Trata-se do órgão máximo da universidade. Maior até do que a própria reitoria.

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081

Fique Conectado