Você está aqui: Home Política MP avalia denúncias de propaganda eleitoral antecipada

Política

MP avalia denúncias de propaganda eleitoral antecipada

Alessandra Marques: “Caravana não existe”

O Ministério Público Eleitoral ainda não divulgou os nomes, mas tem muita gente que já está posando de candidato que pode parar na Justiça acusada de campanha antecipada.

Nas ruas, os pré-candidatos formais apresentam os nomes e as vagas que querem disputar nas eleições desse ano como se estivessem à véspera da eleição. Só que tem gente exagerando, fazendo a propaganda antecipada o que é crime pelo código eleitoral.

A promotora eleitoral Alessandra Garcia Marques informou que já recebeu denúncias com fotos e documentos que mostram muita gente pedindo e negociando votos antes do tempo. As investigações são sigilosas, entretanto tem pré-candidato que corre o risco de não poder concorrer.

Nas redes sociais, nos jornais e nas ruas, a propaganda eleitoral parece que está liberada e até caravanas foram criadas que marcham pelos municípios em busca de votos. “Os pré-candidatos conhecem a lei, fingem desconhecer. Essa história de caravana não existe. Ela pode se configurar em campanha antecipada. Já recebemos diversos documentos mostrando essa prática ilegal”, advertiu a promotora.

O Ministério Público está de olho também nos gestores públicos. Eles podem responder por improbidade administrativa e abuso de poder econômico se estiverem usando a máquina pública para fazer campanha.

A maior dificuldade do MPE, segundo a promotora Alessandra Marques, é a propaganda antecipada pelas redes sociais, pincipalmente notícias falsas que caem na rede. “Só que elas também são as principais ferramentas para que as denúncias cheguem aos promotores eleitorais”, observou.

O Ministério Público pede ajuda a população para denunciar os casos em que agentes políticos estão fazendo campanha antecipada e ainda usam o cargo e toda estrutura de gabinete, de veículos e combustível para se beneficiar na hora do voto.
Um canal está sendo montado pelo MPE para que as pessoas possam denunciar diretamente todos os casos suspeitos de propaganda antecipada.

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081

Fique Conectado