Você está aqui: Home Política Lista de pacientes deve estar visível em postos de saúde

Política

Lista de pacientes deve estar visível em postos de saúde

Projeto de Lei que obriga medida será avaliado

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara de Rio Branco deve começar a analisar um projeto de lei do vereador Emerson Jarude que obriga a prefeitura a colocar nas unidades de saúde a lista de pacientes que procuraram as consultas especializadas, exames e cirurgias.

A lista vai indicar quando a pessoa procurou o atendimento e a data em que vai voltar para fazer o procedimento. Assim, a pessoa vai ficar sabendo quanto tempo esperar pelo atendimento, e, melhor, vai poder fiscalizar se alguém furou a fila de espera.

“A proposta é essa evitar os apadrinhamentos políticos que geralmente colocam outras pessoas na frente de quem mais precisa do atendimento”, explicou o vereador Emerson Jarude.

A lista ou as listas devem ficar em local visível das unidades de saúde, assim como a cópia da lei obrigando a prefeitura a manter a listagem de pacientes. A lei abre exceção apenas para procedimentos de emergência. Nesse caso, não será necessário fazer a relação.

Atualmente, há pessoas que esperaram até 4 anos para uma cirurgia e ficam quase dois para conseguir um exame.

Se conseguir aprovar o projeto de lei, a Câmara vai criar um documento importante para o paciente que muitas vezes precisa buscar a Justiça para conseguir um atendimento e até medicamento.

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081

Fique Conectado