Você está aqui: Home Política Juiz eleitoral alerta para hora do voto

Política

Juiz eleitoral alerta para hora do voto

Em 2018, eleitor terá que digitar 19 números na urna 

Na hora de votar o eleitor vai escolher seis candidatos. Como são muitos números é preciso ficar atento. Se não é bom de memória, a Justiça eleitoral não vê nenhum impedimento na utilização da famosa colinha, que é a relação dos candidatos com os respectivos números. Pode até ser o santinho do candidato, não tem problema, garantiu o Juiz eleitoral Anastácio Menezes.

Segundo o Magistrado, para garantir uma maior fluidez na hora de digitar os números, o melhor é levar anotado já pela ordem de votação. Primeiro deve-se votar para deputado federal, que são quatro números. Em seguida, deputado estadual, com cinco números e aí vem a parte que a Justiça eleitoral quer muita atenção do eleitor: ele vai escolher dois senadores.

A urna vai abrir para votar no primeiro senador de sua escolha com três números, depois abre para a escolha do segundo senador. O Juiz Anastácio Menezes chama a atenção para um detalhe importante: “o eleitor não pode votar no mesmo senador duas vezes. Na hora em que foi escolher a segunda cadeira para o senado se repetir o número o voto é nulo”, explica.

Após votar nas vagas para o senado, é a vez de escolher o governador com dois números e, por último, o presidente da república, também com dois números. Caso haja segundo turno, a disputa será para as vagas de governador e presidente, apenas.

O magistrado lembrou que essa votação para o senado criou confusão até para os institutos de pesquisas eleitorais. “Apenas aparecem os números de quem é a preferência do eleitor para o senado. Não existe a preocupação de perguntar em quem a pessoa vai votar na segunda cadeira”, diz.

Pensando assim, o magistrado acredita que as pesquisas para o senado estão furadas. “Se não leva em consideração o segundo voto não se consegue os números reais e isso vai se verificar na urna. De qualquer forma para o eleitor ele deve estar preparado para escolher todos os candidatos usando como princípio sua liberdade de escolha”, conclui.

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081

Fique Conectado