Você está aqui: Home Política 66% dos eleitores acrianos compareceram às urnas

Política

66% dos eleitores acrianos compareceram às urnas

Balanço é parcial e Ferrari defende urna eletrônica

O Tribunal Regional Eleitoral do Acre faz um balanço parcial do dia da votação no estado. A presidente da corte eleitoral, Regina Ferrari, contabilizou, em entrevista coletiva, que 66% dos eleitores compareceram às urnas. Dos 547 mil eleitores, 361 mil votaram.

A expectativa é que a votação acabe às 19h30min no horário local. Em 2014, a votação no Acre acabou às 20h40min.

Durante todo o dia, 27 urnas eletrônicas tiveram que ser substituídas por problemas técnicos, devido aos travamentos das teclas. Há relatos em redes sociais de que o voto não havia sido registrado. A presidente do TRE saiu em defesa do processo eletrônico de votação.

“Muito mais fraude nós registramos quando nós votamos em cédulas no papel. Reafirmamos nossa confiança na urna eletrônica. Voto eletrônico compreende e transparece o exercício democrático da vontade do eleitor. Nós estivemos em cada urna verificando cada reclamação. Às vezes, ocorre uma inabilidade do eleitor em digitar os números”.

Ela explicou que o eleitor, às vezes, tecla os números muito rápido, não esperando a foto do candidato aparecer na tela e já confirma. Quando isso ocorre, o voto do eleitor é contabilizado. Mas, o fato de a foto não aparecer traz a impressão ao eleitor de que o voto não foi validado.

Durante todo o dia, foram “entre 20 e 25 ocorrências” apuradas pela PF, PC e Militar.

O Tribunal Regional Eleitoral do Acre tem apenas 120 servidores. Para realizar as eleições, a corte eleitoral convoca 8 mil mesários.

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081

Fique Conectado