Você está aqui: Home Política Prefeitura da Capital intensifica ações contra dengue

Política

Prefeitura da Capital intensifica ações contra dengue

Limpeza de áreas urbanas como forma de prevenção

A prefeita de Rio Branco, Socorro Neri, acompanhou nesta sexta-feira, 16, novo mutirão de prevenção e combate à dengue. A ação que teve início em outubro inclui educação ambiental, orientação aos moradores, controle de vetor nas residências e a limpeza urbana, que são desenvolvidas pela prefeitura por meio das secretarias de Saúde (SEMSA) e de Serviços Urbanos (Semsur) nos bairros da Capital.

Na Escola Raimundo Melo, no Bairro Raimundo Melo, a prefeita assistiu com os alunos, o alerta sobre os perigos das doenças causadas pelo Aedes, feito por meio de teatro, numa ação de educação ambiental, onde a limpeza dos quintais é incentivada, bem como a eliminação de latas e outros objetos que podem virar focos do mosquito.

A estudante Ana Carolina do segundo ano, conta que em casa faz questão de pôr os ensinamentos em prática. “Eu digo pro meu pai tampar a caixa d’água e viro as latinhas para não acumularem água. Não quero que ninguém adoeça lá em casa não”.

Nas ruas do bairro, Socorro Neri acompanhou o trabalho de limpeza e retirada de entulhos da localidade. Este ano, a ação já retirou 40 mil toneladas de entulho dos bairros da cidade, eliminado assim, muitos focos do Aedes.

A prefeita acompanhou a atuação dos Agentes de Endemias na orientação aos moradores, detecção de possíveis focos e aplicação de larvicida. Ela conversou com um dos moradores do Raimundo Melo, seu Hernandes Mercado, que fez questão de que os Agentes verificassem cada canto do quintal dele.

“É muito importante essa ação conjunta da Prefeitura que envolve a educação ambiental, a limpeza e o trabalho dos Agentes de Endemias. Mas é fundamental que a população atenda ao apelo de fazer sua parte, porque 80 por cento dos focos do mosquito estão nos quintais”, esclareceu a prefeita.

Seu Hernandes agradeceu pela inspeção feita no quintal e elogiou o fato da prefeita “estar envolvida diretamente em ações como essa, porque dá o exemplo. Eu já limpava muito bem o quintal e agora vou ficar ainda mais atento aos detalhes, como vasos de plantas e até tampas de garrafas”.

Limpeza e ações de saúde

Atualmente, além do Raimundo Melo, a Semsur atua simultaneamente no Caladinho, Montanhês, Loteamentos Praia do Amapá e Boa Vista. A secretaria já retirou 40 mil toneladas de entulho dos bairros da cidade e nesta etapa da operação contra o Aedes, lançada em outubro, já limpou 32 bairros da capital utilizando 70 maquinas e equipamentos e 250 garis e margaridas. A limpeza elimina locais onde o Aedes poderia se alojar, bem como seus ovos.

Nesta fase da campanha contra o Aedes, a SEMSA já esteve em 10 bairros onde os Agentes de Endemias atuam com orientação aos moradores e também no controle vetorial, com aplicação de larvicida. Em breve, 296 novos Agentes de Endemias concursados, e já convocados, serão integrados à equipe para reforçar o trabalho de combate ao Aedes.

 

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081

Fique Conectado