Sábado, 20 de Abril de 2019
Você está aqui: Home Política Vereador apresenta anteprojeto para vetar aumento do IPTU

Política

Vereador apresenta anteprojeto para vetar aumento do IPTU

Prefeitura havia anunciado reajuste de 20%

A prefeitura de Rio Branco anunciou recentemente o reajuste de 20% sobre o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

A gestão não define como um aumento, e sim, como uma regularização, já que foi identificada no sistema uma falha que fornecia o desconto indevido. De acordo com a prefeitura, por essa falha, o município pode ter deixado de recolher, por ano, aproximadamente R$ 12 milhões.

Em defesa ao bolso do consumidor, um anteprojeto foi apresentado na manhã desta quinta-feira (7) na Câmara dos Vereadores da capital. A proposta é impedir que a readequação do valor seja aplicada de forma imediata.

A iniciativa foi do vereador sem partido, Emerson Jarude, e visa impedir que o tal reajuste ocorra. Entre os argumentos apresentados por ele durante a sessão de hoje, Jarude ressalta que a falha foi da prefeitura, que o contribuinte não pode pagar por isso e que impor o reajuste este ano fere o princípio da anterioridade. “Nós estamos tendo o aumento de vários impostos, já tivemos 21% no reajuste na conta de energia. Tivemos também um atraso dos pagamentos do Estado, do 13°. Então nós cidadãos rio branquenses já estamos sendo muito castigados pelo estado, não é justo que sejamos mais uma vez.”

Quem não gostou nada da novidade foi o contribuinte. “A notícia é péssima pra todo mundo, não só pra mim, mas todos os moradores que pagam IPTU”, disse a aposentada Maria de Fátima Oliveira.

“Já aumentou a energia, agora com esse imposto, não dá não. É muito difícil.” reclamou a dona de casa Marlizete Fernandes.

Para que a população não sofra com mais esse aumento, resta aguardar as próximas etapas do anteprojeto na câmara. “Será encaminhado para prefeitura o anteprojeto que pode converter em projeto e encaminhar novamente para a câmara, para que assim, a gente vote a regularidade do IPTU no nosso município.”

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081

Fique Conectado