Sábado, 20 de Abril de 2019
Você está aqui: Home Política Governadores assinam protocolo de intenções

Política

Governadores assinam protocolo de intenções

Objetivo é alavancar o agronegócio no Acre

Na manhã desta segunda-feira (11) o governador Gladson Cameli assinou um protocolo de intenções entre os estados do Acre e Rondônia. Autoridades dos dois estados estiveram presentes.

O objetivo do protocolo é alavancar o agronegócio no Acre. “Existe desde cooperação técnica, existe políticas para valorização dos produtos, existe política de aproximação das nossas infraestruturas”, explicou o secretário de Estado de Produção e Agronegócio, Paulo Wadt.

O documento foi assinado pelo vice-governador de Rondônia, José Jodan e Gladson Cameli. Isso faz parte do acordo firmado ainda na visita do governador acreano ao estado vizinho, em janeiro. A ideia é investir em todos os setores do agronegócio, diminuindo as burocracias, principalmente na área ambiental e tributária. “Nós estamos retribuindo a visita de quando estivemos lá tratando da abertura do estado para o agronegócio, para investimentos,” disse o governador do Acre.

Para o presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Acre, o modelo anterior, voltado a florestania, não deu certo. Na visão de Assuero Veronez, os empresários encontravam barreiras para investir. Agora, acredita que esse protocolo de intenções pode dar um novo rumo ao setor. “Nós estamos pegando Rondônia pra nos tirar do atoleiro , porque Rondônia já tem uma expertise, já vem trabalhando há muito tempo, já tem uma experiência que pode ser transmitida para que a gente queime etapas, a gente salte degraus.”

Durante o encontro, também foi tratado sobre o complexo de piscicultura Peixes da Amazônia. Como está com as atividades suspensas por falta de capital de giro, o governo rondoniense deve incentivar o investimento de dois grupos de empresários na fábrica. “Hoje Rondônia é o maior produtor de peixe nativo em cativeiro do Brasil, temos mais de 14 mil hectares de laminas de água , mais de 4 mil e 900 propriedades que trabalham nessa atividade e temos uma deficiência de frigorifico de peixes”, concluiu o secretário de agricultura de Rondônia, Evandro Padovani.

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081

Fique Conectado