Sábado, 25 de Maio de 2019
Você está aqui: Home Política Estado cria projeto “Patrulha Maria da Penha”

Política

Estado cria projeto “Patrulha Maria da Penha”

Objetivo é reduzir casos de violência contra mulher

Em Rio Branco, atualmente, existem 750 medidas protetivas para mulheres vítimas de violência. Considerando os casos do interior do estado, esse número aumenta ainda mais.

O maior desafio não é prender o agressor, e sim evitar que a violência ocorra. Para isso, mais um aliado chega para reforçar essa ação. É um aplicativo de celular que, com um simples toque pode acionar o socorro e a ajuda que a vítima precisa.

A medida faz parte do projeto Patrulha Maria da Penha, que já existe em outros estados, mas que aqui no Acre chega com algumas adaptações. O aplicativo Botão da Vida é o diferencial. A proposta está sendo trabalhada pela coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres e já está em fase de conclusão.

“O botão da vida, que está dentro do Patrulha Maria da Pena, vai salvar essas mulheres, porque ao ser acionado a Patrulha Maria da Penha vai entrar em ação. São policiais militares que vão ser treinados, totalmente humanizados, pra atender essa mulher vítima de violência domestica ou familiar e com medida protetiva de afastamento”, explicou Isnailda Gondim, coordenadora do projeto.

Na prática, a Patrulha Maria da Penha vai ser composta por 15 policiais homens e mulheres. Eles serão submetidos a um treinamento elaborado pela Vara de Proteção à Mulher em parceria com a PM. Mas além do aplicativo, a Patrulha também irá realizar um acompanhamento semanal dessas mulheres para tentar reduzir essa barreira que existe entre vítima e policial.

“Hoje infelizmente o estado do Acre está sendo um dos primeiros, proporcionalmente, nesse índice de feminicidio. Mas também cabe a nós conscientizar a população, os nossos filhos, de que é necessário acabarmos com essa violência contra a mulher” concluiu Isnailda.

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081

Fique Conectado