Segunda-Feira, 22 de Abril de 2019
Você está aqui: Home Política Governo do Acre assina convênios para garantir serviços aéreos

Política

Governo do Acre assina convênios para garantir serviços aéreos

Harpia 1 deve ser usado para saúde e segurança

O governador do Estado do Acre, Gladson Cameli, assinou nesta segunda-feira, 25, convênios que asseguram a continuidade do resgate aéreo por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), assim como a manutenção das atividades de combate a crimes ambientais no Estado por meio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer). O valor dos dois convênios firmados é de R$ 1,3 milhão.

A solenidade foi realizada no hangar do Estado, instalado no Aeroporto Internacional de Rio Branco, e contou com a presença de várias autoridades, entre elas, os dois secretários diretamente beneficiados com as assinaturas: Alysson Bestene, da Saúde, e Israel Milani, do Meio-ambiente. “As ações preventivas são mais eficientes do que a própria multa, com toda certeza vamos levar uma nova esperança ao acriano, de uma forma preventiva, com educação”, disse o secretário de meio ambiente.

“Vai ser um veículo de extrema importância pra gente fazer a remoção de urgência e emergencia em vários casos”, completou o secretário de saúde.

Na prática, a aeronave, que tem capacidade para dois tripulantes e quatro passageiros, vai atuar, de forma mais intensa, nas ações preventivas de manutenção de combate a crimes ambientais e no auxílio a resgate e transferência de pacientes. Para o governo, essa foi a melhor forma utilizar o helicóptero em benefício do estado. “No lugar do Estado fretar aviões pra transportar os pacientes de TFD, nós vamos usar o próprio equipamento e ao mesmo tempo usá-lo para cumprir o que está na lei, o que favorece o meio ambiente. O helicóptero serve pra segurança, meio ambiente e saúde”, disse o governador Gladson Cameli.

Para quem enfrenta todos os dias os desafios de trabalhar numa região de difícil acesso, como a equipe de profissionais do SAMU, o Harpia 1 chega para dar mais uma chance de vida a quem mais precisa. “A importância do helicóptero é o atendimento em locais de difícil acesso, onde não temos ambulância, onde o paciente tem que ser removido por via fluvial. Então o helicóptero permite uma chegada em local de difícil acesso de forma mais rápida” disse o médico do Samu, Pedro Pascoal.

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081

Fique Conectado