Domingo, 22 de Setembro de 2019
Você está aqui: Home Política Jarude aguarda posicionamento do MP sobre reajuste do IPTU

Política

Jarude aguarda posicionamento do MP sobre reajuste do IPTU

No início do ano IPTU chegou com um aumento de 20% 

Casas, prédios, lojas comerciais... Não importa a natureza do imóvel, todos precisam pagar o Imposto sobre Propriedade Predial Urbana (IPTU). O tributo é cobrado a pessoas físicas e jurídicas que tenham posse, propriedade ou domínio de um imóvel. Já o preço é calculado por uma série de fatores, como valor venal, área do terreno e área construída, e localização.

Mas no início do ano, o valor do IPTU chegou com um aumento de, no mínimo, 20%. Segundo a prefeitura, não houve nenhum reajuste, e sim a retirada de um desconto que era disponibilizado de forma irregular.

Justificativa que não convenceu, em nada, o vereador Emerson Jarude. Ainda em fevereiro, durante uma audiência pública na câmara para tratar o assunto, ficou decidido que a prefeitura tinha um prazo de 60 dias para realizar uma sindicância interna que esclarecesse o suposto erro na base de cálculo do imposto. O prazo terminou e nenhum esclarecimento foi prestado.

“Apresentei um requerimento cobrando essas respostas que tinham um prazo de mais 45 dias e também não deram resposta”, disse o vereador.

Agora, o vereador aguarda um posicionamento do Ministério Público, já que na última semana, ele coletou todas as informações e documentos que teve acesso e oficializou a denúncia.

“Nós pedimos ao Ministério Público primeiro a investigação por ato de improbidade da prefeita Socorro Neri e segundo que seja imediatamente pedido a prefeitura para que diminua esses 20% e não repasse esse erro para os municípios de Rio Branco, não é o momento, a situação de Rio Branco é uma situação de crise financeira e nós temos que defender a nossa população e temos que ser parceiros da população e não agir de forma contrária a ela”, concluiu Jarude.

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081



Fique Conectado