Terça-Feira, 17 de Setembro de 2019
Você está aqui: Home Política Secretário diz que Município não tem condições de assumir Upas

Política

Secretário diz que Município não tem condições de assumir Upas

Segundo ele, esforços estão voltados à assistência básica

Diante dos problemas enfrentados na saúde no Acre, a atual Secretária Estadual de Saúde teria explanado em uma entrevista coletiva, na semana passada, a intenção do estado em repassar a gestão das duas UPAS (segundo distrito e sobral) à prefeitura de Rio Branco.

O Secretário Municipal de Saúde, Oteniel Almeida afirma não ter condições de assumir, por hora, às unidades e reitera isso em nota, após a declaração da Secretária Estadual. Ou seja, não houve nenhum contato da SESACRE com a SEMSA sobre a municipalização das UPAS da capital.

Almeida lembra exemplos do que chama de descentralização na área, no entanto, afirma que no momento, os esforços estão voltados ao que é de responsabilidade da prefeitura: a assistência básica em saúde. “A ultima compoactuação que fizemos com o estado foi a descentralização da saúde mental, por exemplo. Então acaba muitas vezes acontecendo esse processo de municipalização de serviços, mas quando as condições são favoráveis”

De acordo com dados da secretaria municipal de saúde, existem 56 unidades básicas, isto é, centros de saúde, URAPS e a Policlínica do Barral y Barral. Essas unidades cobrem 85% da população de rio branco e realizam 300 mil procedimentos por mês.

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081



Fique Conectado