Sábado, 07 de Dezembro de 2019
Você está aqui: Home Política Governo antecipa salário e primeira parcela do 13º

Política

Governo antecipa salário e primeira parcela do 13º

Servidores do pró-saúde também vão receber antecipado

O anuncio já foi realizado e a informação é que o recurso está garantido. Na próxima sexta-feira (26) os servidores públicos estaduais das secretarias, autarquias e institutos vão receber o salário do mês e a antecipação da primeira parcela do 13º.

O governo do acre, por meio de sua assessoria, confirmou que o pagamento será efetuado. Agora, cerca de 1090 servidores do pró-saúde também entraram nessa medida da antecipação. Os recursos para esses trabalhadores é de 1 milhão e 700 mil reais.

Para o representante da categoria, o dinheiro antes do prazo é uma boa notícia.

“O pró-saúde recebe com alegria essa informação porque ano passado nem tivemos 13º e esse ano já estamos sendo antecipado e prova mais uma vez que o pró-saúde é formado por funcionários do estado e estamos felizes com isso”, disse o representante do pró-saúde, José Augusto Aiache.

Juntando todos esses pagamentos, o Governo vai injetar R$ 355 milhões na economia do estado neste mês de julho, mas para quem vai receber o 13º salário antecipado fica na dúvida do que fazer com este recurso. A equipe da TV Gazeta procurou um especialista para dar dicas de como utilizar bem este dinheiro.

Esse montante sai um dia antes da expoacre 2019, o que deve aquecer ainda mais a feira. O economista Carlos Franco, professor da Universidade Federal do Acre (Ufac), explicou que a tendência é que esse dinheiro vá parar, principalmente, no comércio, mas é necessário também regularizar as dívidas. Dados do SPC Brasil apontam que os acreanos acumulam 98 milhões de reais em contas atrasadas. Desse valor, 94% são de pessoas físicas.

“O principal impacto com certeza é para o comércio, isso deve dar uma reaquecida na economia nesse período por conta desse dinheiro, é mais dinheiro circulando, nós temos uma melhoria, principalmente, no setor do comércio, e no ponto de vista de quem está recebendo esse dinheiro também, é um momento aonde parte desse dinheiro vai para o consumo e outra parte vai para regularizar dívidas, lembrando que nós temos um volume muito alto de pessoas inadimplentes no estado do Acre”, disse o economista, Carlos Franco.

O trabalhador que receber o 13º salário antecipado precisa, ainda, se preparar para eventuais emergências. O economista explica que esse recurso pode fazer falta no final do ano, quando as pessoas estão acostumadas a receber. Caso não haja programação, o benefício agora pode acabar ocasionando problemas futuros.

“É bom ficar atento, tomar cuidado e planejar porque a pessoa tem uma disponibilidade de dinheiro maior agora e não para sair simplesmente gastando, até mesmo a parte de regularização de dívidas tem que ser planejada porque se você tem mais dinheiro agora, isso significa menos dinheiro em dezembro, então, o cuidado com o consumismo”, concluiu Carlos.

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081



Fique Conectado