Quinta-Feira, 17 de Outubro de 2019
Você está aqui: Home Política Governo do Acre busca retomada do Fundo Amazônia

Política

Governo do Acre busca retomada do Fundo Amazônia

Dinheiro era destinado a projetos de preservação

Na última sexta-feira (13), o vice-governador Major Rocha (PSDB) participou de reunião de delegação de governadores da Amazônia Legal em Brasília, para pedir o retorno de repasses do Fundo Amazônia (dinheiro a fundo perdido), suspenso por divergência de Bolsonaro com Alemanha e Noruega.

O governo do Acre com essa iniciativa gera uma mão dupla entre o governo federal e as propostas de sua campanha. Em primeiro lugar, contraria o governo federal que diverge sobre a importância dos investimentos do Fundo Amazônia e a Soberania Nacional. E, em segundo lugar, a estratégia do Estado com “vocação para o Agronegócio”, buscando dinheiro para projetos de preservação.

Isso em parte se deve às dificuldades financeiras que os governos do Norte passam, ao ponto de se articularem para tentar 3 etapas importantes: convencer Bolsonaro a retroceder de sua decisão que fez congelar a ajuda do Fundo Amazônia; Criação de um Consórcio que possibilite receber e gerenciar os recursos ou até mesmo, furar o bloqueio por meio de emenda no Congresso que permita os Estados fazerem a intermediação direta com as agências interessadas em investir em fundos de conservação na Amazônia.

Segundo Carlos Edgard de Deus (ex-Secretário de Meio Ambiente por mais de uma década), a retomada dos repasses do Fundos são de fundamental importância para as políticas de Desenvolvimento Sustentável em favor das florestas abertas e fechadas. “Não vejo razão para o Governo Federal recusar dinheiro a fundo perdido, num momento que os governadores estão precisando para o combate aos incêndios e auxílio às populações rurais,” ressaltou.

Enquanto não é resolvida a questão internacional, Rocha garantiu pouco mais de 23 milhões de reais com o Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Sales, nesta segunda-feira (16), para ações ambientais, com ênfase para combate às queimadas florestais.

Fundo Amazônia

O Fundo Amazônia tem por finalidade captar doações para investimentos não reembolsáveis em ações de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento, e de promoção da conservação e do uso sustentável da Amazônia Legal. Também apoia o desenvolvimento de sistemas de monitoramento e controle do desmatamento no restante do Brasil e em outros países tropicais.

Projetos financiados no Acre

O Estado desenvolve o Projeto – Valorização do Ativo Ambiental; Cadastro Ambiental Rural - CAR e por fora, Experiências Indígenas de Gestão Territorial e Ambiental no Acre. Vale lembrar que o aparelhamento do Corpo de bombeiros e treinamento de pessoal contou com recursos estrangeiros.

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081



Fique Conectado