Segunda-Feira, 09 de Dezembro de 2019
Você está aqui: Home Política Governo quer desenvolver protocolo para atendimento de imigrantes

Política

Governo quer desenvolver protocolo para atendimento de imigrantes

Cerca de 50 mil imigrantes foram registrados aqui no Acre

Entre os anos de 2010 e 2016, cerca de 50 mil imigrantes foram registrados aqui no Acre. O fluxo migratório é intenso e constante, mas esse número deve ser ainda maior, porque muitas pessoas passam pelo estado sem realizarem qualquer tipo de declaração.

As principais nacionalidades encontradas são de colombianos, venezuelanos, senegaleses e haitianos.

Na prática, os imigrantes e refugiados buscam a Secretaria de Assistência Social para conseguir regularizar a entrada deles no Brasil. Na maioria dos casos, essas pessoas não pretendem ficar no Acre, e o estado serve, apenas, como uma rota de entrada para outras regiões.

O problema é que o estado não suporta mais prestar, sozinho, todo o atendimento necessário para esses imigrantes e refugiados. A Secretaria de Assistência Social e dos Direitos Humanos presta o serviço que pode, mas nem sempre faz o máximo.

Entre as carências identificadas, a falta de um centro de referência para acolhimento. A ideia, então, é unir forças com os municípios para que, juntos, seja desenvolvido um protocolo para o atendimento e as responsabilidades passem a ser compartilhadas.

“Estamos em parceria com a prefeitura para que nós possamos criar um protocolo para que possamos entender de que forma o estado vai poder, de fato, receber essas pessoas que tanto precisam da ajuda do estado e, juntamente, com o Ministério Público, Ministério Federal, estamos organizando um encontro dia 26 em Brasileia, porta de entrada para os imigrantes, somos cidades fronteiriças e estamos tentando fechar um protocolo de atendimento e buscar uma solução”, concluiu a Secretaria de Assistência Social do Acre, Claire Cameli.

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081



Fique Conectado