Segunda-Feira, 16 de Dezembro de 2019
Você está aqui: Home Política Abate de gado bovino terá redução de 80% no ICMS

Política

Abate de gado bovino terá redução de 80% no ICMS

Medida vale para operações em Rondônia e no Amazonas

A publicação do Diário Oficial do Estado (DOE), desta terça-feira (12), traz de volta a redução do ICMS nas operações interestaduais com gado bovino. A medida entra em vigor no dia 20 de novembro e tem validade de 30 dias.

Conhecido como “pauta do boi”, o processo de redução do imposto para gado de abate reduz 80% na base de cálculo para as operações direcionadas aos estados do Amazonas e Rondônia.

De acordo com Assuero Veronez, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Acre (FAEAC), o alto valor dos impostos criam barreiras para a exportação do gado, “estamos experimentando uma defasagem muito grande do preço do boi no Acre, e isso é prejuízo para o produtor, é prejuízo para o comércio, prejuízo para as transportadoras, é prejuízo para o Acre”.

A redução do ICMS não chega a comprometer o mercado interno, mas na prática, a medida precisa ser avaliada de uma forma mais cautelosa, explica o economista Rubicleis Gomes. “A disponibilidade interna de carne, no Acre, vai diminuir, por estar sendo exportada para outros estados. Então, quando a disponibilidade interna diminui, o preço tende a elevar”.

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081



Fique Conectado