Segunda-Feira, 16 de Dezembro de 2019
Você está aqui: Home Política Votação para cargo de procurador-geral aconteceu nesta segunda

Política

Votação para cargo de procurador-geral aconteceu nesta segunda

Governador terá 15 dias para nomear o procurador-geral 

A votação para o cargo de procurador-geral aconteceu na manhã desta segunda-feira (18) no Ministério Público (MP). Os membros do MP poderiam escolher três nomes que estavam na disputa e a pessoa eleita deverá ficar por dois anos no cargo.

“É uma discussão constitucional e é essa forma onde é preciso cumprir, o procurador que está na atualidade pode ser reeleito por um mandato a mais, já tivemos caso em que não houve eleição porque houve aclamação pelo próprio colégio, todo mundo preferiu que fosse assim sem eleição, nesses casos outro candidato é aclamado, aquele que já está e que queira mais um mandato”, disse o presidente da comissão eleitoral, João Pires.

84 procuradores e promotores estavam aptos a votar. Concorreram ao cargo, a atual procuradora-geral de justiça, Kátia Rejane de Araújo Rodrigues, os procuradores Edmar Monteiro Filho, Cosmo Lima Souza, Rita de Cássia Nogueira Lima e Carlos Roberto da Silva Maia; e os promotores de justiça Ricardo Coelho de Carvalho, Alessandra Garcia Marques e Francisco Maia Guedes.

Essa é a eleição com o maior número de candidatos dos últimos anos. “Aumentou o número de membros e logicamente tem aqueles que acham que tem mais habilidade ou que vai fazer um trabalho melhor e é isso que nós buscamos com a eleição, eleger aquele que melhor vai representar em todos os aspectos”, falou João Pires.

Após a escolha dos nomes, a comissão eleitoral faz a apuração dos votos, elabora uma ata e remete os resultados para a atual procuradora-geral, que deve encaminhar o documento com os três escolhidos para o governador do estado. Gladson Cameli terá 15 dias para nomear o procurador-geral desta lista.

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081



Fique Conectado