Burnout: quando a profissão se torna um pesadelo

Burnout significa algo que deixou de funcionar por exaustão de energia. Isso te parece familiar?

A Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um distúrbio psíquico causado justamente pela exaustão relacionada ao trabalho, o estresse comum passa a ser um estresse crônico no seu local de trabalho.

Esse transtorno ocupacional causa impactos negativos na qualidade de vida do indivíduo, não só na a saúde mental, mas também na saúde física. Alguns dos sintomas são:

  • Esgotamento emocional;
  • Exaustão extrema;
  • Redução da Realização Pessoal;
  • Despersonalização do Indivíduo;
  • Distanciamento mental do próprio trabalho;
  • Sentimentos negativos relacionados ao trabalho;
  • Redução da eficácia profissional;

É de extrema importância que as empresas, instituições, repartições e qualquer local que gere trabalho se humanizem. O trabalhador precisa se sentir motivado,  validado e responsável pela sua função, sem ser coagido por regras institucionais rígidas e sem nenhuma empatia.

Nos últimos anos, a promoção de valores humanos no trabalho, espaços confortáveis, atendimento psicológico, normas flexíveis têm sido bastante útil para prevenir o adoecimento nas organizações. Promover saúde no ambiente de trabalho vai além do patrão, nós, como seres individuais podemos também iniciar esse movimento.

Que tal ser mais compreensível com aquele funcionário antigo que está tentando se adaptar a modernidade? Ou ser acolhedor com o novato? Que tal dar bom dia, ouvir aquele colega de trabalho que está para baixo? Que tal conhecer seus funcionários e não apenas vê-los como cargos?

Fica a dica, para que o seu local de trabalho realmente te faça bem e faça bem a quem caminha ao teu lado diariamente.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*