Janeiro Branco e a Terapia

Desde 2014, durante o mês de Janeiro, diversos profissionais realizam campanhas voltadas para a saúde mental com o intuito de chamar a atenção para o tema e estimular esse cuidado. E nada melhor que escolher o início do ano, pós réveillon, quando todas as pessoas estão animadas e determinadas a mudar de vida, novas metas e cuidar mais de si.

Nesse gancho eu aproveito para te perguntar: e a terapia?

Acredito que um dos pontos principais que devemos mudar na nossa sociedade é compreender e aceitar que a busca por ajuda não significa fraqueza, que ao se sentir aflito, angustiado, perdido ou qualquer outro estado, você pode e DEVE procurar ajuda. É através do processo terapêutico que você vai identificar o que causa o seu sofrimento e assim, conseguir diminuí-lo.

Os motivos para se procurar atendimento psicológico são variados, podem ser transtornos graves, queixas específicas, limitações e autoconhecimento. E o que define o sucesso da terapia? Bom, temos alguns pontos, mas alguns que posso te citar com toda a certeza são: um bom relacionamento entre profissional e paciente – a confiança, intimidade e respeito são as bases dessa relação – e comprometimento – das duas partes, ok? O psicólogo está ali para te guiar no seu processo, não para te aconselhar ou te dá respostas prontas. O sucesso da sua terapia depende em grande parte de VOCÊ, do seu comprometimento, da sua entrega… lembre-se: todas as respostas para suas questões estão dentro de você, eu ou outro profissional estamos ali para te auxiliar!

E aí, vamos colocar a terapia como uma das metas desse ano?

Deixe uma resposta