Ceviche

O ceviche pode também ser chamado de seviche, tem origem nos países da américa latina, mas é no Peru que ele adquiriu sua fama e é considerado prato, prato nacional.

Tem registro deste prato há mais de 4000 anos já na era pré-colombiana. O povo Mochica, do litoral norte do Peru, e os Incas faziam algo similar usando chicha, bebida fermentada do milho. Ao longo do tempo foram acrescentando aji , muito picante, e hoje imprescindível no prato. O limão só veio a ser usado a partir do século XVI com a chegada dos espanhóis.

O nome ceviche parece ter a sua origem no árabe sibesh e seriam as cozinheiras mouras que teriam levado este costume a Portugal e Espanha, que por sua vez o trouxeram para suas colônias.

Este prato é feito de peixe, fresco e cru, cortado em pequenas tiras. Ele é marinado por várias horas em cítricos, antigamente até a aparição do limão, com suco de laranja azeda ou com uma espécie de maracujá nativo. Junta-se coentro, rodelas de cebola roxa (para cortar a acidez) e vários tipos de pimenta. O peixe utilizado deve ser de carne branca e de água salgada. Podem ser feitas algumas variações com frutos do mar (camarão, polvo, ostras ou mariscos), mas não tem o mesmo valor nem são tão apreciados assim.

Um importante ingrediente da preparação do ceviche é leite de tigre, suco feito com o peixe marinado no limão com os outros componentes. O nome “leite” se deve à cor branca e “tigre” ao fato desse molho ser usado para curar ressacas e dar forças a quem o ingere.

É servido como entrada, acompanhado de pipoca, bolachas água e sal, tortilhas mexicanas, batatas fritas ou pão. Pode também ser considerado o prato principal quando acompanhado de batatas doces cozidas ou milho cozido.

Ingredientes

  • 300 g de cebola roxa
  • Pimenta picada a gosto
  • 1 kg de linguado
  • 18 limões
  • Sal

Modo de preparo

  1. Colocar o peixe fresco em uma travessa funda própria para ceviche.
  2. Nesta travessa, levar o peixe com a cebola cortada em formato juliana.
  3. Temperar com um punhado de sal, misturar com a mão, adicionar a pimenta picada, adicionar o suco dos 18 limões espremidos e o ceviche está pronto.
  4. Para decorar o prato, pode-se usar milho, batata doce e folhas de alface.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*