Itália e a culinária que conquistou o mundo

A Itália é um pais constituído por microrregiões culinárias com milhares de receitas para qualquer alimento que você possa imagina. O pão não foge à regra. Cada região, ou até mesmo cada cidade ou vilarejo, tem sua tradição. Seria impossível replicar esses vários tipos sem a farinha, as técnicas e até a água locais (siiiiiim, a água tem grande impacto na panificação. Qualquer napolitano que se preze dirá que a pizza nunca tem o mesmo sabor fora de Nápoles porque a água usada para fazer a massa não é a mesma. E muitos padeiros renomados preferem usar água engarrafada originaria do mesmo local de onde vem o pão que eles preparam, da mesma maneira que o vinho de certa região combinará sempre muito bem com a cozinha daquele local).

Por tanto, na Itália, fazemos nosso pão “local”. Não é o pão de nenhuma região especifica, embora você encontre tipos semelhantes, rústicos e de formato irregular em muitos lugares pela Itália. Em vez disso, em cada loja, usamos farinha de trigo orgânica moída na pedra de um produtor próximo.

Talvez a comida italiana mais famosa depois das massas seja esse disco adorado em todo o mundo, a pizza. Sua origem remonta à região da Campânia, e, embora hoje você encontre “pizza” em quase qualquer lugar do mundo, a feita em sua verdadeira terra natal é especialmente saborosa. A pizza italiana é quase sempre um disco individual recheado, assado em forno a lenha muito quente e por um intervalo bem curto, cerca de 3 minutos, até a borda amaciar e formar bolhas. É servida muito quente. Para salvaguardar a tradição desse prato, em 2009 a Itália requisitou à União Europeia uma denominação de Specialità Tradizionale Garantita (especialidade tradicional garantida) para a pizza napolitana, a qual foi concedida.

Que tal fazer uma massa de pizza? Segue a diga. 😊

MASSA DE PIZZA CLÁSSICA

Ingredientes

  • 1 kg de farinha de trigo
  • 30 g de fermento biológico
  • 3 xícaras de água morna
  • ¾ xícaras de óleo
  • 1 colher de sal
  • 1 colher de açúcar
  • 1 colher de pinga

Modo de preparo:

  1. Misture o fermento, o sal e o açúcar em um pouco de água morna, até que o fermento esteja completamente dissolvido.
  2. Em seguida, adicione metade da medida de farinha de trigo, o óleo e mexa até criar uma consistência pastosa.
  3. Acrescente o restante da farinha de trigo, a pinga, a água morna e misture bem .
  4. Assim que a massa desgrudar das mãos, deixe crescer por 30 minutos.
  5. Abra os discos
  6.  Recheie conforme o escolhido
  7. Leve ao forno médio a 180°C, preaquecido por 15 minutos ou forno a lenha.
  8. Retire quando estiver dourada.

 

Deixe uma resposta