Educação em prática: novo projeto do MEC para a Educação Básica

Você sabe o que é Educação em Prática? É o programa do Ministério da Educação que incentiva as instituições do ensino superior, públicas e privadas, a abrirem seus espaços para estudantes dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e do ensino médio vivenciarem as profissões. Tal iniciativa auxilia aos jovens a escolher suas carreiras.

O objetivo é que as instituições de ensino superior disponibilizem conteúdos, professores e espaços físicos, como laboratórios de ciências, física, robótica, sala de computadores, música e quadras de esporte, por exemplo. Assim, com o programa, o estudante da educação básica vai completar a carga horária do currículo escolar e ter acesso a novas oportunidades em atividades ao aproximar o aprendizado do ensino superior. No programa o estudante pode escolher a área de conhecimento ou formação técnica a partir de suas preferências e intenções de carreira desenvolvendo seu projeto de vida.

Essa iniciativa é importante porque democratiza o acesso a universidade, permite aos alunos da educação regular conhecer o espaço que desejam estudar e ainda possibilita conhecer melhor a área do conhecimento que se deseja estudar, essa interação entre o espaço da graduação e da escola propicia a propulsão do conhecimento.

As escolas devem procurar as universidades para estabelecer a parceria em relação ao programa, logo ter o conhecimento acerca da Educação em Prática é vital para o desenvolvimento desse novo projeto. Procure saber se a escola em você estuda conhece esse novo programa do MEC, se já tem tal parceria com as universidades da cidade em que você mora e comece a usufruir dessa oportunidade.

Por Mireile Pacheco França Costa – Dra. da Redação

@professoramireilecosta  https://www.doutoradaredacao.com.br/

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*