Balanço do Brasileirão 2021, e avaliação das previsões do início da competição

Fim de papo para o Campeonato Brasileiro de 2021, e o último ato dessa intrigante trama aconteceu na última quinta-feira. Na disputa, como é de costume, estavam as 20 melhores equipes do futebol profissional da nação, alguns em busca do título e outros já se contentando em permanecer na elite, ou no máximo abocanhar uma das vagas de Copa Libertadores ou Sul-Americana.

As previsões dos especialistas apontaram os favoritos, elegeram Flamengo, Palmeiras, Grêmio, São Paulo e Atlético-MG. Isso mesmo, para a maioria dos experts da área, o Galo entrava na disputa como a quinta força…kkkkkk…quase acertam. E pra piorar ainda elencaram os tricolores, do Morumbi e o gaúcho, no top 5 da competição…pelo que vimos não foi bem assim.

O Galo atropelou todo mundo e conquistou a taça com antecedência. Flamengo e Palmeiras até que vislumbraram em alguns momentos alcançar os mineiros na tabela, mas foram muito irregulares e acabaram não conseguindo, ficando em 2º e 3º lugar respectivamente. Já os outros dois que, segundo os analistas, eram postulantes ao título, tiveram uma trajetória lastimável no ano, um escapou na penúltima rodada, o São Paulo, e o outro acabou sendo rebaixado pela 3ª vez na história do clube no final da festa, o Imortal. A expectativa e que ressuscite na próxima temporada, mas será que vai!?…e olha que sei muito bem do que estou falando viu…ai ai ai meu Cruz de Malta…mas como diz o sábio…sem choro e sem lamúrias, a queda é consequência de má gestão…fato!.

Do lado de baixo da tabela as previsões também não deram muito certo. Como equipes que certamente iam fazer um campeonato de fuga do Z-4, estavam os quatro que subiram em 2020: Chapecoense, América-MG, Juventude e Cuiabá. Sendo que os catarinenses eram colocados como os que tivessem maiores chances de permanecer na Série A…#sqn…A Chape teve a pior campanha entre todos as equipes que já disputaram o campeonato na era dos pontos corridos, conquistou apenas 15 dos 114 possíveis, venceu apenas uma vez, e a vítima foi o RB Bragantino…e acabou caindo para a Série B muito antes do campeonato terminar, depois chegou o Sport, que também teve uma atuação pífia. Por último chegaram o Bahia que foi rebaixado somente na última rodada, após muita oscilação na competição, juntamente com o Grêmio, do qual já falamos.

Continuando nossa análise, temos o América-MG, um dos apontados como uma das certezas de rebaixamento. O Coelho acabou surpreendendo e terminou na 8ª posição e vai participar pela primeira vez da Libertadores, entrando na fase preliminar. Outro que calou os analistas foi o Fortaleza. Segundo os comentaristas a equipe cearense conseguiria no máximo ficar alí pelo meio da tabela…namorando com a segunda página. Com uma campanha sólida o Leão terminou a competição na 4ª posição e será mais um dos estreantes na Libertadores de 2022, a equipe que teve Yago Pikachu (ex-Vasco) como melhor lateral direito do campeonato, entrará na fase de grupos.

Falando em destaques do Brasileirão, a CBF premiou os melhores da competição na noite desta sexta-feira (10). Como não podia ser diferente o dono da taça de 2021 foi a equipe com mais jogadores na lista. Além de ter Cuca, como o melhor treinador da do campeonato, ainda teve Hulk como artilheiro, melhor atacante e craque do torneio, Júnior Alonso (melhor zagueiro), Guilherme Arana (melhor lateral esquerdo), Jair (melhor volante), Nacho Fernandéz (melhor meia).

Hulk com os três prêmios que conquistou na noite Foto: Reprodução

Um destaque especial fica por conta do nosso representante acreano. O goleiro Weverton ficou com o título de melhor goleiro do campeonato pela segunda vez consecutiva. O arqueiro que vem se destacando a cada ano, tanto no clube em que atua quanto na Seleção Brasileira, tem sido motivo de muito orgulho para todos os acreanos. O atleta de 33 anos recebe destaque especial na página oficial do Palestra, que exibe os números do paredão. Foram 46 jogos disputados na temporada, 33 defesas difíceis e 188 lançamentos certos. Números expressivos que apenas comprovam a excelente qualidade do jogador e o ótimo desempenho no ano. Parabéns Weverton!!!!

“É um sentimento de muita felicidade, grato a Deus pelo que ele tem nos proporcionado, nos dado saúde e talento para fazer o que a gente ama. Terminar o ano bicampeão da América e sendo premiado como melhor goleiro do Brasileiro, é um ano muito abençoado”, disse o goleiro na festa da premiação.

Weverton conquista o título pela segunda vez seguida. Regularidade e firmeza do goleiro acreano. Foto: Reprodução

Deixe uma resposta