Harmonia colorida, como combinar as cores?

Vocês verificaram os significados das cores no artigo anterior, agora quero apresentar como podemos misturar elas e ter uma harmonia maravilhosa entre elas. Vem comigo que vou te ensinar as diversas possibilidades de combinações.

Para realizar as combinações utilizamos o círculo cromático. O que seria isso? O círculo cromático é usado para auxiliar as pessoas nas combinações dos tons na hora de compor seus trajes.

As combinações podem ser: monocromático, complementar, análogo, complementar dividido, dupla complementar e triádico.

Para facilitar, ele foi dividido em harmonias. Dependendo do gosto, da criatividade da pessoa e até mesmo do estilo, elas ajudam a combinar cores e variar os looks.

Uma dica muito importante na hora de combinar as peças é a harmonia dos tons das cores, ou seja, cores escuras combinam com cores escuras e cores claras combinam com cores claras.

Assim, se você estiver com uma calça verde claro, combine com uma blusa verde mais clarinha, trazendo uma composição mais harmônica e que sejam parecidas entre si. Essa dica é de ouro!!

Vejam como é o círculo cromático:

Harmonia monocromática: Combinação de cores da mesma família, variando a intensidade, profundidade ou temperatura.

Temos aquela famosa expressão: “hoje cai na tinta” ou “ton sur ton”, que nada mais do que uma proposta de look monocromático tudo na mesma cor. Essa opção não tem erro e se torna mais fácil para você criar naqueles dias super corridos, ficando chiquérrima.

Harmonia complementar: combinação de cores opostas do círculo cromático, se refere a duas cores que se complementam visualmente quando juntas. Segue algumas sugestões: verde-roxo, laranja-azul, amarelo-azul e verde- roxo.

Harmonia análoga: combinação de duas ou mais cores situadas lado a lado no círculo cromático. Segue algumas sugestões: verde -azul, laranja – amarelo, rosa – roxo, laranja – rosa.

Vocês podem comprar o círculo cromático em qualquer site pela internet ou baixar o aplicativo gratuito que se chama: color whell. Além disso, existe o colorApp que é muito completo, porém ele tem um custo anual.

Quero saber, vocês vão perder o medo de brincar com as cores agora? Uma dica importante é sempre se sentir segura e confiante, no início você pode achar um pouco “too much”, mas depois se você gostar da brincadeira, vai ser a louca das cores também haha!!

No próximo artigo irei continuar explicando sobre as demais combinações.

Com amor,

Thay Zanoni

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*