Qual a importância das cores na sua imagem pessoal?

As cores têm um papel primordial na percepção das pessoas sobre a sua imagem pessoal. Esse é o elemento de maior impacto no visual e, por isso, a seleção delas é tão importante para construção de uma imagem harmoniosa e atraente.

Quando falamos em cores, precisamos levar em consideração as mensagens que elas carregam consigo. É justamente isso que aborda a Psicologia das Cores, um estudo que busca entender como nós, seres humanos, compreendemos, identificamos e reagimos a cada cor e cada tom.

O nosso cérebro interpreta e reage às cores de diferentes formas, provocando em nós sentimentos, sensações e desejos. Em cada cor existe uma infinidade de tons. Cada cor possui a sua dimensão, como por exemplo: temperatura, intensidade e profundidade.

Por isso, podemos ter, por exemplo, amarelos mais quentes ou frios, mais intensos ou suaves, mais escuros ou claros. Na temperatura os tons quentes são aqueles mais amarelados.

De maneira geral, transmitem acolhimento, agitação, ação, interação, dinamismo, energia, interação e amizade. São cores mais acessíveis quando comparadas aos tons frios, que transmitem mais rigidez e distanciamento.

Os tons frios são aqueles mais azulados. A mensagem das cores cujo DNA é frio é de maior racionalidade, sofisticação, impessoalidade, elegância e tranquilidade.

À medida em que escurecemos ou clareamos esses tons, as mensagens de cada um deles também muda. A cor é mais escura quando há mais preto em sua composição.

Cores escuras transmitem força, autoridade, formalidade, seriedade, credibilidade e poder. Já a cor é clara quando há mais branco em sua composição. A mensagem das cores claras é de flexibilidade, acessibilidade, informalidade e leveza.

Da mesma forma, podemos ter uma variação da cor em termos de intensidade: um tom mais brilhante e outro mais suave. Os tons mais intensos, que são aqueles puros e bem pigmentados, comunicam entusiasmo, desafio e energia.

Já os tons suaves, que são aqueles misturados com marrom ou cinza, transmitem acolhimento, suavidade, maturidade e equilíbrio. Essas nuances ou variações de tonalidade provocam mudanças nas mensagens transmitidas através das cores.

Portando, quando realizamos o teste de coloração pessoal no cliente, o principal objetivo é fazer com que estes mostrem sua melhor versão ao mundo e se reconheçam ao olhar no espelho.

Como verificamos cada cor tem seu significado, porém, cada ser humano é único e possui suas características e por isso é realizado o teste de coloração pessoal que é feito através de técnicas e comparação de tecidos. Assim, identificando cada pele e as principais cores que mais harmonizam.

A análise vai apontar quais cores realçam a sua beleza em roupas, acessórios, cabelo e maquiagem. Ainda, as cores corretas também ajudam a mascarar imperfeições, como mancha, marcas de expressão e olheiras.

Quer saber qual o significado de cada cor e como é feito o teste de coloração pessoal? Te conto no meu próximo artigo, fiquem comigo!!

Obs: Fotos retiradas do site Studio Immagine.

Deixe uma resposta