Fome ou sede?

Você sabia que o nosso corpo confunde fome com sede? Decidi trazer esse assunto hoje porque hidratação corporal é a base de um estilo de vida saudável.

A fome nada mais é do que o sinal que o corpo dá dizendo que necessita de energia através de alimentos, muitas vezes ocorre após longos períodos no estado de jejum (não-alimentado). Já a sede é o sinal do corpo dizendo que necessita de água, e isso ocorre pois ele já está iniciando o processo de desidratação.

Ambas informações são processadas pelo hipotálamo, por isso as duas sensações são facilmente confundidas. Muitas vezes o seu corpo precisa apenas de um bom copo d´água e não um prato de comida.

Como saber diferenciar?

É importante ressaltar que perdemos a noção do que é a fome pois durante maior parte do dia estamos no estado alimentado. Com a facilidade de acesso aos alimentos, acaba não dando tempo para o organismo sentir essa necessidade. E portanto, devido à esse hábito, atualmente é comum encontrar pessoas que não saibam reconhecer a própria fome.

A fome possui três características particulares: ela não é seletiva, não é específica e não tem hora para acontecer. Ou seja, a fome verdadeira não é disparada porque você sentiu algum cheiro, ou porque viu algum alimento ou sentiu vontade de um alimento específico. Isso se chama vontade.

E outra forma infalível de descobrir se é fome ou é sede, é praticando o simples hábito de beber um copo d’água sempre que achar que está com fome. Se for fome realmente, ela não passará após ter ingerido um copo de água. Mas se ela de repente passar, é porque era apenas sede.

Beba o mínimo de água que o seu corpo precisa para se manter hidratado e sentirá isso claramente acontecendo com você. Nem todo mundo precisa de 2 litros de água, sabia? Para saber quanto você precisa, basta multiplicar o seu peso atual por 35 ml. Um exemplo: 65 kg x 35 ml = 2,2 litros de água por dia.

Espero que essas informações tenham sido úteis para você!

Até a próxima e não esqueçam: bebam água!! rs

Deixe uma resposta