Se as facções são tão amadoras assim por aqui, por que Raquel de Lima está morta?

(IN)SEGURANÇA PÚBLICA

Fim de semana violento. O caso mais grave envolveu a execução da adolescente Raquel Melo de Lima, de apenas 13 anos. Ela foi torturada até a morte por integrantes de uma facção que domina a região do Ramal do Pica-Pau. A polícia informou que a irmã da vítima fora assassinada há um mês.

(IN)SEGURANÇA PÚBLICA II

A família, refém do medo, não fez a denúncia. Acusada de ser “olheira” de uma facção rival, Raquel foi abordada junto com a mãe quando saia de um culto. As duas entraram em um carro e foram levadas para uma área de mata. A mãe foi liberada e, novamente, ameaçada para que não falasse nada sobre o sequestro da filha. Imagine, leitor, o desespero dessa mulher.

PRISÕES

Informalmente e com as câmeras desligadas, a polícia sempre minimiza a atuação das facções no Acre. A postura a obriga a oferecer resultados imediatos. Se as facções são tão amadoras assim por aqui, por que Raquel de Lima está morta?

PESQUISA

Um servidor público ligado ao Judiciário bancou uma pesquisa inovadora aqui para a região. A pesquisa é indutiva e utiliza métodos coordenados por inteligência artificial, cruzando dados com informações do IBGE no que se refere à concentração de unidades habitacionais que possuem acesso à internet. Os IP’s (a identidade de cada computador) indicam proximidade; faixa etária. Inteligência Artificial não trabalha com margem de erro.

PESQUISA II

Por não ter sido registrada no Tribunal Regional Eleitoral, não será possível referendar aqui o resultado. Mas que a fotografia foi bem próxima do razoável foi. Os donos de institutos de pesquisa que se cuidem. Ou se adaptem.

CUIDADO, JANILSON

O deputado estadual e médico infectologista Janilson Leite foi destaque neste domingo (31) nas redes sociais da região pelo tour que fez nas unidades hospitalares especializadas no tratamento de pacientes com a covid-19. É preciso cuidado para não ultrapassar o limiar entre o real interesse de melhorar a qualidade do serviço de saúde e a politicagem pura e simples.

RELATO

Mas o relato do médico vale a pena ser lido. Diz ele: “No Pronto Socorro, hoje, estava sem vaga para internar dengue hemorrágica: nem cadeira tinha para o paciente sentar. A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco precisa, com urgência, abrir as unidades de referência para dengue. O Into está saturado, apesar do esforço dos profissionais. Tem mais gente adoecendo do que a capacidade do sistema de atender. Outras doenças também estão matando porque está faltando vagas de UTI para operar pacientes graves de neurologia, cardiologia entre outros”.

MAIA x DEM

O Democratas deu um baile no presidente da Câmara Federal, deputado federal Rodrigo Maia.

MAIS DO MESMO

A eleição no Congresso vai custar caro aos cofres públicos. Palácio do Planalto gastou R$ 3 bilhões em recursos “extras” (além das emendas parlamentares federais tradicionais) para 250 deputados e 35 senadores.

COMBINADOS

Os presidentes da Associação Comercial do Acre, Marcello Moura; da Federação das Indústrias do Acre, José Adriano; da Federação do Comércio, Leandro Domingos; e o superintendente do Sebrae/AC, Marcos Lameira, unificaram a narrativa: nas declarações, reforçaram a necessidade de defender as medidas sanitárias; reconheceram a gravidade do momento; lamentaram as mortes e os doentes…

MAS…

Mas, querem o comércio aberto para que a situação econômica não fique ainda mais grave. Já estão pressentindo o recrudescimento da classificação de risco. Bandeira vermelha e fechamento do comércio não essencial, no entendimento dos dirigentes, serão piores ao cenário econômico da região. Pedem mais diálogo antes de as autoridades em saúde definirem a nova situação, o que deve ocorrer agora no início da semana.

2021

No plano nacional, os economistas estão prevendo um 2021 muito difícil com essa segunda onda da covid-19. Tudo depende do ritmo que o Governo Federal imprimir à vacinação. Não há consultoria que seja tão otimista que emplaque qualquer percentual de crescimento do PIB que ultrapassa 3,5%.

Sugestões, críticas, informações itaan.arruda@gmail.com

Deixe uma resposta