Sexualidade em Pauta

O mito da virgindade

Você sabe pra que o hímen – aquela membrana mucosa que fecha parcialmente o orifício da vagina – serve? E não, apesar de ser uma prática muito presente até hoje, não é para atestar a “virgindade” de uma mulher, esse é um método falho. Na verdade, ele normalmente já vem rompido “de fábrica” mesmo, então não tem uma função lá muito conhecida, talvez apenas fornecer algum tipo de proteção a região interna da vagina antes de se iniciar a vida sexual. Na maioria dos casos as pessoas vivem a vida inteira sem saber qual é o formato do seu e não há lá um grande problema nisso.

Existem vários formatos de hímen e a maioria deles NÃO É fechado como se costumava pensar, então em muitos casos esse rompimento sequer existe, o que quer dizer que usar isso como forma de avaliar se uma garota é virgem não funciona e é uma prática de extrema violência e constrangimento que deveria ser abolida.

Alguém já te perguntou “com quantos anos você perdeu a virgindade?”. Pois é, acho que todo mundo já ouviu essa frase pelo menos uma vez. Mas o que é ser virgem, de fato? Entende-se por perder a virgindade o primeiro contato sexual que se tem com outra pessoa, mas graças à sociedade falocêntrica em que vivemos é mais comum se atribuir a perda de virgindade, a primeira penetração do pênis na vagina, o que de certa forma até deslegitima outros tipos de contato sexual, como por exemplo, o entre duas mulheres e qualquer outro onde não necessariamente haja penetração como o entre casais heterossexuais.

A ideia de virgindade, principalmente pras mulheres, vem permeada de muito medo e angústia. Isso se deve a anos de repressão sexual e a cultura de que a mulher de valor só faria sexo após o casamento, atribuindo ao hímen um status de algo sagrado.

É comum que quando se pense sobre a “perda da virgindade”, logo venha a mente a ideia de um momento doloroso, onde há o rompimento do hímen e por isso o sangramento, mas na verdade o sangramento pode se dar pelo fato de que aquele ser um momento de grande nervosismo e expectativa, causando tensão e dificuldade na lubrificação, o que pode causar micro lesões, mas isso pode não acontecer também.

É importante que esse mito da virgindade seja quebrado para que as pessoas possam aproveitar sua sexualidade de forma mais leve, plena e saudável. A função do hímen é basicamente social e a gente só pode derrubar esse conceito errôneo através da informação e do diálogo!

Deixe uma resposta