ESTRELAS NO CÉU!

NOVEMBRO DE 2022 PERDEMOS DUAS GRANDES PERSONALIDADES DA MUSICA POPULAR BRASILEIRA (MPB).

GAL COSTA E ERASMO CARLOS.

AS MÚSICAS NÃO ENVELHECEM E CONTINUAREI OUVINDO-OS SEMPRE, PARA O MEU DELEITE.

ESTRELAS E MAIS ESTRELAS NO CÉU!                  

 

 

ESTRELAS NO CÉU – Novembro de 2022 perdemos duas grandes personalidades da Musica Popular Brasileira (MPB). No dia 9 se calou Gal Costa com sua voz cristalina, elogiada no mundo inteiro. Além da linda voz ela esbanjou sensualidade nos tempos da tropicália, causando furor em suas apresentações. Ela cantava e se movia de um lado para o outro dos palcos do Brasil e de Nova York, conquistando plateias no Brasil e mundo afora. E na terça-feira, 22, fez a passagem, o nosso Tremendão, que compunha sempre lindas canções com o seu parceiro, Roberto Carlos. Erasmo Carlos, deixou um grande legado desde a Jovem Guarda até hoje, com seu estilo roqueiro e romântico ao mesmo tempo. Duas grandes perdas para a nossa boa música. As músicas não envelhecem e continuarei ouvindo-os sempre, para o meu deleite. Estrelas e mais estrelas no céu!

 

 

NA COP27 – Deputada federal eleita (a mais votada) Socorro Neri, participou da COP27 no Egito, juntamente com o governador do Estado do Acre, Gladson Cameli. Socorro foi convidada pelo “Instituto Alziras” e “Instituto Clima e Sociedade” e fez o uso da palavra em defesa do meio ambiente, do desenvolvimento com sustentabilidade, dos povos originários, da dignidade humana e da educação (da qual é doutora)

 

 

IDADE NOVA – Felicitações especiais para a grande amiga de todas as horas, empresária Josiane Nogueira, pelo transcurso do seu aniversário, assinalado no dia 9 de novembro. Desejo todas as alegrias e bênçãos para Josi, uma mulher digna e humana, juntamente com a sua linda filha, Stéfany Osório

 

 

MÚSICA QUE VEM DO RIO BREU, PURUS E GREGÓRIO – A coluna Circulando convida para prestigiar o Festival Aquiri – Cantos e Baques da Floresta, com 12 horas de música, dança e gastronomia acreana na sexta-feira (25), das 9h às 21h30 no Anfiteatro Garibaldi Brasil na UFAC,    com Txanás Nike Koî e Huni Kuin.

Paká e Rorá vêm das Terras Indígenas do município de Tarauacá (norte do Acre), às margens do Rio Gregório. São Txanás do Povo Noke Koî, mais uma nação indígena que conseguiu sobreviver ao Ciclo da Borracha na Amazônia Brasileira, cuja língua, atividades tradicionais culturais e religiosas foram preservadas, apesar dos anos de submissão aos brancos.

Os Noke Koî (autodenominação, significa gente verdadeira), foram denominados pelos brancos e são conhecidos entre nós como Katukina (mosquito que passa doença). A música sempre teve e tem até hoje presença definitiva nos rezos sagrados dos pajés e dos cantos de costume. O canto traz cura, proteção, paz, saúde e alegria e eles resistem com os cantos dos antigos e dos jovens. E Paká e Rorá são Txanás, ou, “guardiões dos cantos sagrados”, jovens compositores de música na língua tradicional, com interferência/inserção da música contemporânea e de músicas de outras aldeias. Txaná Paká, cacique da aldeia Timbaúba, já se apresentou em vários lugares do Brasil e do mundo, tem suas músicas lançadas anteriormente nas plataformas de streaming e se apresenta com Rorá, sua companheira, no Festival Aquiri –  Cantos e Baques da Floresta.

Além da parceria com os Noke Koî, o Baquemirim trabalha em cooperação com o Povo Huni Kuin, também sobrevivente na Amazônia Brasileira e que, como os demais povos originários, têm a música, a dança e a pintura corporal como parte da vida cotidiana.

Os Txanás Huni Kuin participam regularmente de Oficinas de Música promovidas pelo Baquemirim, no Espaço Kaxinawá, no Centro da Cidade. São indígenas em contexto urbano – Bismani Huni Kuin/ Ireuda Sereno, Mukami Xana Banani/ Noélia Calisto, Kêa Raupixtou/ Laécio Calisto, Sian Pxana Rueibixati/ Jerleson Calisto e Txanu Huni Kuin, distantes de suas terras de origem, rio Breu em Thaumaturgo e Alto Purus em Santa Rosa, que participam do Festival Aquiri – Cantos e Baques da floresta

 

 

BRASIL E SUAS CORES –  MODELITOS – As “Best Friend Forever” Mariane Lavocat, Patrícia Rêgo, Mayra Tinôco, Márcia Abreu e Carol Leite, foram elogiadíssimas pelos seus modelitos no casamento de Renato Leite e Dianna, no Tivoli Risort no dia 18 de novembro de 2022 na paradisíaca Praia do Forte em Salvador-BA

 

 

ALTO VERÃO DA MARIA FILÓ – Iniciando o mês de novembro e a antenada empresária Mayra Tinoco, lançou para a sua fiel clientela a coleção de Alto Verão da franquia “Maria Filó – Rio Branco”. No refinado e movimentado coquetel, as clientes comentavam entre si das lindas peças compostas à estação do sol no mood tropical e effortles-chic da nova coleção

 

 


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*