Sexta-Feira, 30 de Outubro de 2020
Você está aqui: Home Cotidiano Cresce o número de painéis solares instalados em residências

Cresce o número de painéis solares instalados em residências

Consumidores apostam na alternativa para pagar mais barato na conta de luz

Uma tendência cresce em todo o país. Considerando a cobrança de energia alta, o consumidor começa a investir em alternativas mais viáveis. A energia solar, é a principal delas.

Faz quatro meses que a família do pecuarista Wesley Frota decidiu investir nas placas solares. Toda a estrutura foi cuidadosamente estudada, até o momento em que eles entenderam que investir no equipamento era a melhor decisão a ser tomada. “Nesses quatro meses já deu pra perceber a diferença, foi um período que o bolso já deu uma aliviada, a conta veio bem baixa” Afirma Wesley.

No número de sistemas solares instalados, os consumidores residenciais estão no topo da lista. Eles representam 72,60% dos sistemas instalados. Em seguida aparecem as empresas de comércio e serviços, com 17,99% de utilização. Os consumidores rurais representam 6,25% do total, e as indústrias 2,68%. No Poder público, a utilização do sistema representa apenas 0,43%.

O Brasil, atingiu a marca de dois gigawatts de potência instalada em sistemas solares. Mas no Acre, essa realidade ainda é bem diferente. O estado contribui com apenas 2,3% de geração.. Há uma perspectiva dessa participação melhorar, mas isso apenas à médio e longo prazo.

O cientista e pesquisador da Universidade Federal do Acre, o doutor Foster Brown, também utiliza a energia solar. Mas para ele, as placas solares são apenas mais um recurso possível. O cientista mostra, em casa, uma série de outras possibilidades que refletem, de forma positiva, na redução da conta de energia. “Não é simplesmente aproveitar com placas solares, mas aprender a fazer a gestão dessa energia” disse.

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081



Fique Conectado