Sábado, 28 de Março de 2020
Você está aqui: Home Cotidiano Ministério da Saúde monitora caso suspeito de coronavírus

Ministério da Saúde monitora caso suspeito de coronavírus

Primeiro resultado preliminar deu positivo para doença

O Hospital Israelita Albert Einstein registrou no Ministério da Saúde, ainda na tarde de ontem (25), a notificação de caso suspeito de coronavírus (Covid-19).

Trata-se de um homem de 61 anos, residente em São Paulo/SP. Ele traz o histórico de viagem para a Itália, na região da Lombardia (norte do país), à trabalho, sozinho, no período de 09 a 21 de fevereiro. Iniciou com sinais e sintomas (Febre, tosse seca, dor de garganta e coriza) compatíveis com a suspeita de Doença pelo Coronavírus 2019 (COVID-19).

De acordo com o Ministério, no atendimento ao caso, o hospital adotou todas as medidas preventivas para transmissão por gotículas, coletou amostras e realizou testes para vírus respiratórios comuns e o exame específico, conforme preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Com resultados preliminares realizados pela unidade de saúde e de acordo com o Plano de Contingência Nacional, o hospital enviou a amostra para o laboratório de referência nacional, Instituto Adolfo Lutz, para contraprova.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deu início aos procedimentos padrão, solicitando à companhia aérea a lista de passageiros para identificar as pessoas que estiveram no mesmo voo procedente da Itália, país na lista de casos confirmados da doença.

Segundo o Ministério, este processo de validação dos resultados está em curso e a pasta divulgará o laudo final da investigação “oportunamente”.

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081



Fique Conectado