Terça-Feira, 29 de Setembro de 2020
Você está aqui: Home Cotidiano Pães de fermentação natural, conheça e entenda como são feitos

Pães de fermentação natural, conheça e entenda como são feitos

13-08-20-paes-fermentacao-natural-entrevista-leticiaPadeira artesã, Letícia Mesquita compartilha sua experiência

Nos últimos meses a panificação ganhou as redes sociais. Fotos de belos pães preparados em casa e acompanhados de pastas e patês, ou ainda vinhos, têm viralizado no mundo virtural.

A acreana Letícia Mesquita, é formada em Gastronomia, é cozinheira e padeira artesã. Neste ano começou a produzir e vender pães de fermentação natural.

"Esses pães são feitos a partir do fermento natural e de um longo processo de fermentação que pode levar de 12 até 24 ou 48 horas refrigerado", conta Mesquita.

São produzidos a partir de uma mistura de farinha, água, fermento natural e sal, além de muita paciência em um processo totalmente artesanal.

"O fermento natural usado nos pães possui a mesma levedura do fermento biológico, porém em estado selvagem. Produzir o pão não é difícil, mas exige muito trabalho,
cuidado e paciência", destaca.

A principal diferença entre os pães é o fermento. Os pães tradicionais, como os que encontramos em supermercados, são feitos com fermento biológico, produzido em laboratórios e de forma industrial.

"Os pães que eu produzo levam em média 24 horas para ficarem prontos. Costumo começar sempre no dia anterior e asso apenas no dia seguinte. Deixo os pães fermentarem cerca de 12 horas", explica Mesquita.

13-08-20-paes-fermentacao-natural-foto-meio

Para a conservação os pães devem estar envoltos em um plástico filme e podem ficar 21 dias em refrigeração, em temperaturas que variam 6°C a 14°C, ou ainda um mês congelado.

"Uma dica que costumo dar aos meus clientes é cortar o pão em fatias antes de refrigera-lo ou principalmente congela-lo. Isso otimiza seu tempo e evita que você fique tirando e colocando o pão de volta várias vezes no refrigerador ou congelador".

As vantagens dos pães de fermentação natural são ligadas à saúde, como: menor índice glicêmico; mais fácil digestão, mesmo para pessoas sensíveis ao glúten, não “pesam” no estômago; possuem mais sabor e textura diferenciada.

"Cresci dentro de uma padaria olhando o ritmo dos padeiros mexendo a massa, modelando, assando, carregando saca de farinha, e de uns tempos pra cá certifiquei essa minha paixão. Sou muito grata aos pães e a partilha que eles permitem", finaliza.

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081



Fique Conectado