Terça-Feira, 29 de Setembro de 2020
Você está aqui: Home Cotidiano Orçamento proposto por Bolsonaro para 2021 prevê cortes na educação

Orçamento proposto por Bolsonaro para 2021 prevê cortes na educação

Redução de 4,2 bilhões atinge a Universidade Federal do Acre

O orçamento proposto para 2021 pelo governo Bolsonaro prevê cortes significativos na educação. A proposta deve ser votada no congresso até o fim deste ano, se aprovada o Ministério da Educação (MEC) prevê uma redução de 4,2 bilhões para a pasta.
Somando as verbas de custeio e de capital, a Universidade Federal do Acre (Ufac) pode perder cerca de 10 milhões de reais no orçamento para o ano de 2021.

A Reitora da Ufac, Guida Aquino, ressalta que dessa vez não é um contingenciamento nem um bloqueio. “É um corte linear de 18,2% para todas as Universidades Federais. Esse corte vai impactar diretamente no funcionamento da Universidade, no auxílio de bolsas, na assistência estudantil, afetando nossos alunos em situação de vulnerabilidade social em plena pandemia”, relata a reitora.

O corte afeta diretamente os auxílios e incentivos oferecidos pela universidade aos estudantes, como bolsas de custeio, de monitoria, pesquisa e até reflete sobre o auxílio repassado para o Colégio de Aplicação (CAP). O orçamento utilizado para compras de equipamentos e para realização de obras no campus também sofrerá com a redução.
“Todos os reitores elaboraram uma carta padrão e enviamos as nossas bancadas, pedimos apoio para que esse corte seja revestido”, diz a reitora.

De acordo com a lei complementar 173 a Ufac não pode contratar e nem nomear novos professores e nem técnicos administrativos. Apesar dos cortes e da pandemia a reitora garante que não medirá esforços para que sejam ofertadas vagas nos cursos da instituição em 2021.

“Vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para que eles não sejam prejudicados, principalmente aqueles que estão em vulnerabilidade social que merecem toda atenção da nossa gestão”, relata a reitora.

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081



Fique Conectado