Quarta-Feira, 23 de Setembro de 2020
Você está aqui: Home Cotidiano Sesacre realiza webinário sobre saúde mental

Sesacre realiza webinário sobre saúde mental

Evento faz parte da programação oficial do Setembro Amarelo

O webinário “Saúde Mental – Manejo à crise suicida” será realizado por meio do canal do Telessaúde Acre, das 15 às 18 horas no dia 17 de setembro, com profissionais que trabalham diariamente com essa problemática de saúde, que é o manejo na crise suicida. O público-alvo são profissionais e acadêmicos dos cursos de saúde.

O evento é organizado pela Secretária de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Núcleo de Saúde Mental e faz parte da programação oficial do Setembro Amarelo, mês destinado a campanha de prevenção ao suicídio.

Batizado de “Não é frescura! Não é drama! – seja gentil, não ignore um pedido de ajuda”, o evento contará com diversos profissionais ligados à psicologia e à saúde mental para abordar a temática.

De acordo com a chefe do Núcleo de Saúde Mental da Sesacre, Márcia Aurélia dos Santos, serão realizadas diversas ações nas unidades de saúde voltadas para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e servidores, falando abertamente sobre os sintomas e os tipos de atendimentos necessários para as pessoas que sofrem de perspectivas suicidas.

“No Acre enfrentamos um cenário caótico, principalmente com a divulgação e exposição desnecessárias de tentativas e de óbitos por suicídio, ocasionando o efeito Werther, que se refere a um pico de suicídio depois de um caso amplamente divulgado. Rio Branco viu crescer o número de casos de suicídio com as provas da Baleia Azul, porém ainda precisamos nos apropriar enquanto sociedade para lidar com este assunto, além de ofertar ajuda profissional adequada às pessoas que precisam ser escutadas e socorridas diante de suas dores, sem julgá-las ou descriminalizá-las”, destaca Márcia Aurélia.

Ainda, segundo Márcia, com a pandemia da Covid-19, é possível que os danos relacionados à saúde mental sejam muito mais altos do que o previsto. “Em tempos de pandemia pudemos verificar na pele as questões relacionadas à saúde mental, como ansiedade, fobias e estresses. Necessitamos de acolhimento diante de nossas necessidades e aflições. Precisamos de espaço, de escuta qualificada e uns dos outros, pois somos sujeitos relacionais”, observa.

Dentre os palestrantes convidados estão psicólogos, médicos, estudantes, intervencionista do Samu e psiquiatras.

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081



Fique Conectado