Domingo, 25 de Outubro de 2020
Você está aqui: Home Cotidiano Embrapa e Ufac realizam live sobre botânica no Acre

Embrapa e Ufac realizam live sobre botânica no Acre

Livro “Etnobotânica e Botânica Econômica do Acre” será lançado

A Embrapa Acre e a Universidade Federal do Acre (Ufac), realizam uma live na próxima segunda-feira (28), no canal da Embrapa no YouTube, às 19h no horário local, sobre os estudos e pesquisas em botânica, etnobotânica e agrobiodiversidade no Acre.

O evento faz parte das ações do projeto ‘Conhecimento Compartilhado para Gestão Territorial Local na Amazônia – TERRAMZ’, componente do Projeto Integrado da Amazônia, financiado pelo Fundo Amazônia e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em cooperação com o Ministério do Meio Ambiente.

Na live também será lançado o livro “Etnobotânica e Botânica Econômica do Acre”, da parceria entre a Editora da Ufac (Edufac) e a Embrapa Acre. O livro é destinado a pesquisadores, técnicos e administradores de projetos que trabalham com povos tradicionais e gestão ambiental.

O livro enfatiza três temas, o cotidiano das pessoas que vivem do extrativismo vegetal, a importância do uso e comercialização das plantas pela população rural e urbana e a conservação e manejo de espécies extrativas e agroflorestais.

A obra contém trabalhos realizados por pesquisadores ligados à Embrapa, ao Parque Zoobotânico da Ufac e a outras instituições.

Segundo Amauri Siviero, pesquisador da Embrapa Acre, a ideia é debater os conceitos de etnobotânica. “O estado da arte em botânica com destaque para as coletas, os recursos humanos, as publicações e a riqueza em agrobiodiversidade no Acre, incluindo as Plantas Alimentícias Não Convencionais (Panc)”, diz o pesquisador.

Além de Siviero, estarão presentes Almecina Balbino e Marcos Silveira, docentes da Ufac, Édson Furtado e Lin Chau Ming, docentes da Unesp, e Moacir Haverroth, pesquisador da Embrapa Acre.

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081



Fique Conectado