Quarta-Feira, 27 de Janeiro de 2021
Você está aqui: Home Cotidiano Grupo Recol contrata primeiro profissional de Business Partner

Grupo Recol contrata primeiro profissional de Business Partner

Business Partner, em sua tradução, significa "parceiro de negócios"

Afinal, o que é mesmo esse tal de Bussiness Partner (BP)? Rodrigo Mota, o BP do Grupo Recol, deixa claro o trabalho desse parceiro estratégico

Um dos maiores desafios das empresas é conseguir engajar seus colaboradores na mesma direção dos bons resultados e da qualidade de vida junto a jornada por inovação. Muitas vezes é pensado que a área de negócios de uma organização pesa mais do que a de recursos humanos, uma ideia errônea pois os dois são peças fundamentais no funcionamento de uma empresa.

Quando se percebeu isso, foi pensado de imediato em uma figura que pudesse ser responsável pela interação entre as áreas de negócios, gestão de pessoas e RH, assim nasceu o Business Partner, uma espécie de consultor interno que procura atuar de forma estratégica auxiliando na busca por soluções táticas. Essa figura foi idealizada pelo guru em negócios Dave Ulrich há mais de 20 anos em seu livro Human Resource Champions.

A ideia é que o business partner seja o responsável por criar uma ponte entre liderança e RH, de modo que esses departamentos funcionem de maneira equilibrada e em conjunto, fazendo com que o rendimento da empresa seja maior constantemente.

No Acre, o Grupo Recol implementou essa estratégia no final de 2020. A empresa, que já é conhecida pelo ótimo trabalho na área de gente e gestão, contratou o seu Business Partner, Rodrigo Mota, para atuar nas empresas do grupo rodas (concessionárias).

Rodrigo falou sobre os principais pontos dessa profissão, o que faz e quais as estratégias que serão implantadas no grupo rodas para alcançar o resultado esperado pelo Grupo Recol. Confira.

O que é de fato o Business Partner?

R - Business Partner é um profissional estratégico para estreitar laços entre as áreas de recursos humanos e áreas de negócio da empresa. O BP tem um papel essencial para o bom relacionamento entre os setores, resultando em uma maior eficiência na gestão de pessoas.

Qual a importância de um BP na gestão de uma empresa?

R - O Business Partner, em sua tradução, significa "parceiro de negócios", sua importância se dá pela capacidade de aproximar a área de negócio ao RH/gestão da empresa, sendo responsável direto por desenvolver e manter as políticas de RH nas linhas de produção. O BP também contribui para a análise de perfil na hora de escolher os colaboradores para ocupar determinados cargos. Enquanto o gestor possui um olhar focado para as aptidões técnicas que exige o cargo, o Business Partner contribui com um olhar para as soft Skills (habilidades interpessoais).

Por que contratar um business partner?

R - O BP deve ser contratado por ser um profissional que desenvolve um papel central para as organizações que desejam realizar a gestão estratégica de pessoas,. O BP também promove uma interação saudável entre os colaboradores, mediando ou até prevenindo conflitos ao antecipar problemas nos relacionamentos.

Quais são os planos para o trabalho a ser realizado no grupo rodas?

R - Aplicar todas as estratégias do RH corporativo para que tenhamos os alcances dos resultados e satisfação dos colaboradores dentro de cada concessionária.

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081



Fique Conectado