Quinta-Feira, 22 de Abril de 2021
Você está aqui: Home Cotidiano Nível das águas do rio Acre continua subindo em Rio Branco

Nível das águas do rio Acre continua subindo em Rio Branco

Cota de transbordamento foi ultrapassada nesta quarta-feira

O cenário se repete. Assim como ocorre em quase todos os anos em Rio Branco, mais uma vez o rio Acre ultrapassou a cota de transbordamento, e na primeira medição desta quinta-feira (11) apresentava 14,32 metros. À medida que as águas avançam mais bairros são atingidos.

Na região central, a água já chegou à Rua Barbosa Lima e a quadra que fica próxima a ponte metálica. Um estacionamento ficou completamente inundado. Os balseiros descem o rio a todo o momento e alguns ficam encalhados nas colunas das pontes, o que indica que o nível sobe em um ritmo acelerado.

Os moradores dessas regiões começam a se preocupar. Além disso, eles podem ficar ilhados, já que a passarela que liga o Airton Senna ao bairro Aeroporto Velho, na Baixada Da Sobral, não foi concluída pela Prefeitura de Rio Branco.

Somada a pandemia da covid-19 com os casos aumentando, a capital acreana passa por um surto de dengue. Com as chuvas, os mosquitos se proliferaram nos últimos dias, e agora com o alagamento, o risco aumentou.

A Defesa Civil Municipal atua no controle desses casos e na remoção das famílias. Enquanto isso, o rio segue enchendo. Há previsão de mais chuvas para os próximos dias. Já a Defesa Civil Estadual monitora o comportamento das águas em todo o estado.

Outros riscos ficam ainda mais evidentes com a cheia. A região da ladeira do Bola Preta é sempre um problema. A cada ano a erosão aumenta. Com o avanço das águas, a cratera fica maior. Até parte da calçada já foi danificada e o asfalto apresenta riscos. O local ainda não foi sinalizado.

Os acontecimentos indicam que os próximos dias serão de muitos trabalhos e prejuízos, a exemplo do que ocorreu com a enchente nos igarapés de Rio Branco no último fim de semana. A Prefeitura, inclusive, já decretou situação de emergência por conta disso.

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre



Fique Conectado