Sexta-Feira, 23 de Abril de 2021
Você está aqui: Home Cotidiano DCZ lança “Abril Laranja” contra maus tratos a animais

DCZ lança “Abril Laranja” contra maus tratos a animais

07-04-21-Abril laranjaCampanha tenta conscientizar população desse tipo de crime

O Departamento de Controle de Zoonoses (DCZ) de Rio Branco está lançando a campanha “Abril Laranja”, com o objetivo de conscientizar a população acreana sobre o combate aos maus tratos nos animais.

A campanha foi inicialmente realizada nos Estados Unidos, fazendo com que este período ficasse conhecido como mês mundial de combate a violência animal.

O DCZ enfatiza ainda que os cuidados com os animais precisam ser diários e não apenas em um mês especifico do ano.

O Brasil possui algumas leis que punem pessoas que praticam maus tratos, e em Rio Branco também possui uma lei municipal que protege qualquer animal doméstico.

A lei 2.215 enfatiza no artigo 17 que não pode ser infringido maus tratos contra os animais domésticos, sendo passível de multa por parte das pessoas que realizam tipo de ação contra os animais, com detenção de três meses a um ano ou multa.

Além disso, a lei 14.064, também conhecida por lei Sansão, acrescenta ao artigo citado, um parágrafo que qualifica os maus tratos a cães e gatos, que pode levar o agressor a uma pena de dois a cinco anos, multa ou proibição da guarda.

Atualmente o Departamento de Controle de Zoonoses em Rio Branco possui 86 cachorros e 34 gatos, mas as ruas da cidade continuam cheias de animais abandonados, o que também é crime.

07-04-21-Abril laranja final

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre



Fique Conectado