23 °c
Rio Branco
sábado, 17 de maio de 2025
agazeta.net
  • Últimas Notícias
    • Saúde
    • Entretenimento
    • Esporte
    • Colunas Sociais
      • Vagno Di Paula
      • Jackie Pinheiro
      • Gazeta Estilo
      • Claudia Souza
    • Coluna da Casa
      • A Política Nossa de Cada Dia
      • Antirracismo em Pauta
      • Banzeiro Econômico
      • Errantes
      • Escavando História
      • Faixa a Faixa
      • Filmes E Séries
      • Gastronomia e Cultura
      • Gazeta Esportes
      • Nutrição em Foco
      • PsicologicaMente
      • Sobre Livros e Leituras
  • Polícia
  • Política
  • Editais
  • Empregos e Concursos
    • Empregos
    • Oportunidades
  • Cotidiano
  • TV Gazeta
    • Balanço Geral
    • Gazeta Alerta
    • Gazeta Entrevista
    • Gazeta em Manchete
  • Últimas Notícias
    • Saúde
    • Entretenimento
    • Esporte
    • Colunas Sociais
      • Vagno Di Paula
      • Jackie Pinheiro
      • Gazeta Estilo
      • Claudia Souza
    • Coluna da Casa
      • A Política Nossa de Cada Dia
      • Antirracismo em Pauta
      • Banzeiro Econômico
      • Errantes
      • Escavando História
      • Faixa a Faixa
      • Filmes E Séries
      • Gastronomia e Cultura
      • Gazeta Esportes
      • Nutrição em Foco
      • PsicologicaMente
      • Sobre Livros e Leituras
  • Polícia
  • Política
  • Editais
  • Empregos e Concursos
    • Empregos
    • Oportunidades
  • Cotidiano
  • TV Gazeta
    • Balanço Geral
    • Gazeta Alerta
    • Gazeta Entrevista
    • Gazeta em Manchete
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
agazeta.net
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias Entretenimento

Festival Acreano de Teatro tem início nesta sexta-feira (22) em Rio Branco; confira atrações

Ao todo, são apresentados 14 espetáculos teatrais gratuitos e com acessibilidade em Libras (Língua Brasileira de Sinais)

Ascom por Ascom
21 de março de 2024
em Entretenimento
Festival Acreano de Teatro tem início nesta sexta-feira (22) em Rio Branco; confira atrações

Imagem: Henrrique Almeida

A Federação de Teatro do Acre (FETAC) lança, em Rio Branco, a primeira etapa do Festival Fetac em Cena 2024. Serão seis dias de espetáculos a partir de sexta-feira, 22, até o dia 27 de março, data em que se comemora o Dia Mundial do Teatro. Ao todo, serão apresentados 14 espetáculos teatrais gratuitos e com acessibilidade em Libras (Língua Brasileira de Sinais), em diversos espaços da capital. 

“O que a gente preparou para esse Fetac em Cena é uma ação que ela não se restringe somente às comemorações do Dia Mundial do Teatro, mas a toda uma ação que começa agora em março e vai até junho, com a realização da etapa Fetac em Cena na regional Tarauacá – Envira, com uma vasta programação de atividades, inclusive com oficinas”, detalhou o presidente da Fetac, Lenine Alencar. 

  • ‎Siga o canal “TV Gazeta / Agazeta.net” no WhatsApp

O Festival apresenta, por meio dos espetáculos, diferentes formas de ver o mundo cotidiano e convida a plateia a refletir e discutir os temas com diferentes profissionais do teatro:

“Somos não somente atores e atrizes, mas mulheres negras, homens negros, pessoas LGBTQIAPN+ que fazem parte do elenco teatral da nossa cidade, e estão dentro dessa programação. Então, é uma Federação bastante diversificada, que conta também, com a participação de pessoas dos grupos nesse processo, democratizando a organização e as ações decisórias do evento”, refletiu o presidente da Fetac.

A programação vai ocupar vários espaços estratégicos como Teatros, Escolas e outros espaços públicos com o financiamento do Fundo Municipal de Cultura, por meio da Fundação Garibaldi Brasil/FGB; da Lei Paulo Gustavo,  Ministério da Cultura/MINC, por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour/FEM; e também em parceria com o Serviço Social do Comércio – SESC/Acre.

Dia de estreia

O festival estreia na sexta-feira, 22,  com a apresentação “Mala de Circo”, do grupo Microbinho e Sua Trupe, às 15h, no Teatro de Arena do Sesc, no centro de Rio Branco. “É um show de circo, um show de palhaçaria, tem o Microbinho, o Lombriga e os assistentes. É um show para todas as idades, porque tem muita palhaçada, tem mágica, tem equilibrismo, tem salto mortal, malabarismo, enfim, tem muita brincadeira e diversão para toda a família”, contou Rogério Barcellos, criador do palhaço Microbinho.

Em seguida, o espetáculo fica com a Coletiva Teatral Es Tetetas com Faces Distópicas, às 19h30, também no Teatro de Arena do Sesc. Com direção de Brenn Souza, o espetáculo levanta questionamentos como: “O que pode um corpo decodificado estranho? O que permeia uma corpa travesti viva?” A intenção, segundo a diretora Brenn Souza, é abordar as várias faces e histórias, fictícias ou reais, que permeiam o corpo de pessoas trans e travestis. 

“A ideia de dramaturgia surge após Fernanda Machado, uma travesti acreana aqui de Rio Branco, ser brutalmente assassinada a pauladas na rua Minas Gerais, no bairro Preventório, em 2020. É então que, como forma de manter a memória de Fernanda viva, surge o Faces Distópicas. E nesse contexto, o público é convidado, a partir da personagem Fernanda, a ouvir, sentir e experienciar o incômodo e o desconforto que é causado pela deformidade e poesia que é trazida no corpo da atriz durante as cenas”, detalhou Brenn. 

O espetáculo tem concepção e direção de Brenn Souza, codireção e iluminação de Kika Sena, produção de Sara Bicha e sonoplastia de Bia Berkman.

Federação de Teatro do Acre

Criada em 1978, a Federação de Teatro do Acre (FETAC) completará 46 anos no próximo dia 7 de maio, lembra o presidente da Instituição, Lenine Alencar. Segundo ele, a Federação passou por momentos delicados, enfrentou questões políticas e, em meio a tantos desafios, fará novas apresentações em comemoração ao aniversário.

“A Fetac teve momentos baixos, mas a federação está resistente até agora e tem tido um papel muito importante nos debates e na luta por políticas públicas e para a história da cultura. Então, é isso, a Federação está aí firme e forte e em maio nós faremos um grande evento em comemoração, com uma programação cultural diversificada, não só com o teatro, mas com outras linguagens culturais”, explicou Lenine. 

Ainda segundo o presidente da Fetac, a segunda edição do Festival Fetac em Cena 2024 deve acontecer em junho deste ano, na regional Tarauacá-Envira, no interior do estado. “Essa vasta programação envolve várias ações, tanto de iniciativa da Federação coletivamente com os grupos, como dos grupos individualmente com ações, para a gente utilizar todos os instrumentos que temos para chegar na comunidade, dentro de um processo formador de público, de novos artistas, atrizes, atores, técnicos e demais”, acrescentou Lenine. 

Confira a programação completa do Festival Fetac em Cena:

22.03.24 – Sexta-feira

15h | Teatro de Arena do SESC

Mala de Circo | Microbinho e sua Trupe 

Circo | Duração 50 min | Classificação Livre

Sinopse: A dupla de palhaços Microbinho e Lombriga, trouxeram sua mala cheia de Adereços circenses. Com muita alegria e palhaçada, eles abrem a mala, afirmando que dentro dela tem um “pedacinho do circo”.

19h30 | Teatro de Arena do SESC

Faces Distópicas | Coletiva Teatral Es Tetetas

Duração 40 min | Classificação 16+

Sinopse: O que pode um corpo decodificado estranho? O que permeia uma corpa travesti viva? Transitando entre o que é real e ficção, Faces Distópicas narra momentos de loucura e sanidade que permeiam a vida de Fernanda, revelando as várias faces da transfobia e distopia social que atravessam o corpo vivo de pessoas trans e travestis na sociedade brasileira.

23.03.24 – Sábado

17h | Teatro de Arena do SESC

As Aventuras de Pinóquio | Cia. De Teatro Expressão

Duração 01h20 | Classificação Livre

Sinopse: Geppetto é um carpinteiro solitário que um dia resolve fazer um boneco de madeira para lhe fazer companhia. Durante a noite, a Fada Azul dá vida ao boneco, que passa a se chamar Pinóquio. O boneco tem uma particularidade, sempre que mente seu nariz cresce. Até que um dia precisa mostrar que é valente, sincero e corajoso resgatando seu criador de dentro da barriga de uma Baleia.

19h30 | Teatro de Arena do SESC

O Gato |  Macaco Prego da Macaca Colorida 

Duração 50 min | Classificação 16+

Sinopse: Uma ligação por engano estabelece um contato entre André e Roberto, a partir deste evento, coisas estranhas acontecem e mudam radicalmente a vida de ambos.

24.03.24 – Domingo

17h | Teatro de Arena do SESC

Os Três Porquinhos | Ciranda de Leitura 

Teatro de Animação | Duração 50 min | Classificação Livre

Sinopse: Baseado na fábula “Os três porquinhos”, a peça conta a história de três porquinhos que procuram o melhor lugar para construir suas casas. O lobo mau aparece e, com fortes sopros, derruba as casas de palha e de madeira, e se esforça para derrubar a terceira casa, sem conseguir. Trata-se de uma história riquíssima, que permite ao público, de diferentes faixas etárias, diversas interpretações e leituras, trazendo não apenas conceitos e valores, mas também sentimentos e emoções.

19h | Usina de Arte João Donato

Em Busca do Tesouro | Grupo Arvoredo de Teatro

Duração 60 min | Classificação Livre 

Sinopse: Em Busca do Tesouro conta a história de José Gabriel da Costa, mais conhecido como Mestre Gabriel. Nascido em Coração de Maria – BA, em 10 de fevereiro de 1922, José Gabriel da Costa vem para a Amazônia como soldado da borracha e empreende uma jornada até os seringais na divisa entre o Brasil e a Bolívia, em busca por um tesouro perdido no coração da selva e nos ensinando sobre a verdadeira riqueza da humanidade. 

25.03.24 – Segunda-feira

10h | Escola Álvaro Vieira da Rocha 

D’ Aquiry | Cia Flor de Muçambê

Teatro de mamulengo | Duração 40 min | Classificação Livre 

Sinopse: A narrativa desse espetáculo atravessa estórias contadas oralmente, de geração a gerações. Passa pela lenda da Cobra Grande da Gameleira, do Mapinguari e da Mãe da Mata, todos preocupados com as questões ambientais, assim como a Cia. Flor de Muçambê, na produção dos bonecos de mamulengo feitos com materiais reciclados, reforçando o compromisso com o meio ambiente e com a reciclagem.

16h | Escola Santiago Dantas Transacreana

Afluentes Acreanas | Teatro Candeeiro

Duração 50min | Classificação | 12+

Sinopse: Afluentes Acreanas é um embarque fluvial pelas curvas do rio Acre, passando pelas afluentes da história acreana. Navegaremos pela história do Acre, lembrando quem foram os nomes que fizeram do Acre o que ele é hoje. O presente é reflexão para o futuro, assim, através do passado, navegamos para um Acre melhor.

19h30 | Teatro de Arena do SESC

Personas | O Barulho do Acre

Duração 50min | Classificação 14+

Sinopse: Personas, encenado por Sandra Buh, propõe uma reflexão sobre as diversas violências sofridas pelas mulheres. Na cena a atriz traz de volta algumas de suas personagens para nos revelar detalhes de suas experiências pessoais que são universais sobre os enfrentamentos femininos. Mais que um entretenimento, Personas é um espetáculo provocador, corajoso e necessário em uma sociedade com fortes bases machistas. É um verdadeiro convite ao respeito às mulheres e ao empoderamento feminino.

26.03.24 – Terça-feira

16h | Teatro Barracão

AQUIRI | Caminos Del Jaguar  – Pando – Bolívia

Duração 45 min | Classificação Livre

Sinopse: Dos Andes, atravessando as montanhas mais altas, por estradas largas e rios profundos, cheguei a Amazonia onde conheci um velho seringueiro que, entre sonhos e devaneios, me mostrou a batalha vencida da Baía. Uma Cobija que nos cobre e nos recorda o Mar perdido. Enquanto bebia seu copo de açaí, ele me contou essa e outras histórias que ouvi por aí. E a história é sobre AQUIRI, você sabe que é assim que chamavam esse rio que recebe a alma de nossos escritores e poetas de Pando.

19h | Teatro Hélio Melo

Lepras | Teatro GPT

Duração 45 min | Classificação 12+

Sinopse: Lepras é um espetáculo de Teatro Solo que apresenta as diversas enfermidades que acompanham a hanseníase, como o preconceito, o isolamento e o abandono, dando visibilidade a estas questões a partir das experiências do Palhaço Tenorino e de voluntários que interagem com os moradores e pacientes do antigo Leprosário, Casa de Acolhida Souza Araújo. Mais do que uma denúncia histórica, este trabalho é uma homenagem aos amigos que já partiram e aos que ainda lá residem.

27.03.24 – Quarta-feira

8h | Praça da Revolução

(Concentração às 7h)

Cortejo Cênico | Grupos filiados

9h | Praça dos Povos da Floresta

Performance Caixão Panelão | Teatro GPT

9h | Praça dos Povos da Floresta

NUSSOKEN – A Terra Sem Males

Troupe Espantalho – Teatro de Rua e Bonecos

Teatro de Lambe Lambe

Sinopse: Nheengatu, língua das línguas, diz Nussoken da terra primeira. As de antes das motos-trens-helicópteros-tratores. Terra sem males, dos encantados e dos amores Nussoken é miniatura de gente pequena, mas que é enorme. É pássaro, é árvore, é lixo-dinheiro-sirene-disforme. Buzina apitando nos ouvidos da urgência. É a natureza suando para soar consciência

É música pros olhos cansados do cinza-cimento. Magia do boneco e seu eterno movimento. Nussoken é pedaço de cada um. E é assim… de um por um

Quer ver… Vem.

15h | CEJA

Carcinoma | Cia. Visse e Versa 

Duração 45 min | Classificação 12+

Sinopse: CARCINOMA é o encontro da arte com a realidade. A experiência nua e crua que pulsa na veia em busca da cura do ser, do transcender! É sobreviver! A atriz personagem dialoga com a trajetória caminhada contra o câncer de mama, e compartilha o que foi construído a partir das etapas vencidas, como num surto, prevalecendo a poética de uma dramaturgia que passeia entre o real e o imaginário.

19h30 | Teatro de Arena do SESC

A Saga das Marias |  Grupo Vivarte 

Duração 50min | Classificação Livre 

Sinopse: A saga das Marias propõe uma fusão entre a cultura o sertão árido e a densa floresta, dando vida a um dos nossos berços culturais e ancestrais, que buscaram abrigo da seca do Nordeste na exuberante Amazônia. O espetáculo conta a história de duas mulheres raizeiras, rezadeiras e seringueiras vivendo e trabalhando na floresta. Seguindo o lema de que “quem partiu era o amor de alguém…”, elas nos encantam e inspiram.

Relacionado Posts

Inscrições abertas para corrida noturna dos 23 anos do Gazeta Alerta; vagas são limitadas
Entretenimento

Inscrições abertas para corrida noturna dos 23 anos do Gazeta Alerta; vagas são limitadas

sexta-feira, maio 16, 2025
Banda The Bubuias estreia o show “FAMP 88: O Canto em Defesa da Floresta”, no dia 16 de maio, no Teatro de Arena do Sesc
Entretenimento

Banda The Bubuias estreia o show “FAMP 88: O Canto em Defesa da Floresta”, no dia 16 de maio, no Teatro de Arena do Sesc

sexta-feira, maio 16, 2025
Alunos do curso Cine Inclusão: da ideia à tela exibem produções autorais em mostra gratuita neste sábado
Entretenimento

Alunos do curso Cine Inclusão: da ideia à tela exibem produções autorais em mostra gratuita neste sábado

quinta-feira, maio 15, 2025
Nenhum resultado
Ver todos os resultados

Artigos Recentes

  • CLÁUDIA SOUZA 16/05 16 de maio de 2025
  • Falta de professores prejudica funcionamento da Creche Bem-Te-Vi no Conjunto Esperança 16 de maio de 2025
  • Bebês reborn: projeto quer proibir atendimento a bonecos hiper-realistas no SUS 16 de maio de 2025
  • No Bujari, homem é condenado por feminicídio tentado qualificado; crime foi motivado por ciúmes 16 de maio de 2025
  • Inscrições abertas para corrida noturna dos 23 anos do Gazeta Alerta; vagas são limitadas 16 de maio de 2025
Av. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete
Rio Branco - Acre
Cep. 69918-308
Entre em contato: WhatsApp (68) 9907-9096
  • Home
  • Quem Somos
  • Expediente
  • Mídia Kit
  • Contato
  • Política de privacidade

© 2024 agazeta.net - Desenvolvido por NK7.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Últimas Notícias
    • Saúde
    • Entretenimento
    • Esporte
    • Colunas Sociais
      • Vagno Di Paula
      • Jackie Pinheiro
      • Gazeta Estilo
      • Claudia Souza
    • Coluna da Casa
      • A Política Nossa de Cada Dia
      • Antirracismo em Pauta
      • Banzeiro Econômico
      • Errantes
      • Escavando História
      • Faixa a Faixa
      • Filmes E Séries
      • Gastronomia e Cultura
      • Gazeta Esportes
      • Nutrição em Foco
      • PsicologicaMente
      • Sobre Livros e Leituras
  • Polícia
  • Política
  • Editais
  • Empregos e Concursos
    • Empregos
    • Oportunidades
  • Cotidiano
  • TV Gazeta
    • Balanço Geral
    • Gazeta Alerta
    • Gazeta Entrevista
    • Gazeta em Manchete

© 2024 agazeta.net - Desenvolvido por NK7.

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.