Horário de pico merece maior tempo nos sinais
Com a alteração do fuso horário do Acre, que entrou em vigor no domingo (10), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) trabalha para também mudar o tempo nos semáforos na capital.
De acordo com o diretor de operações do Detran, Ítalo Medeiros, a medida é necessária, porque os semáforos têm sua programação online, que é atrelada a determinado fuso horário.
“Na realidade, não é somente atrasar o tempo dos aparelhos em uma hora para manutenção do tempo adequado nos horários de pico. É necessário mudar do quarto para o quinto fuso do país. Então, necessariamente vamos configurar novamente todos os aparelhos”, afirma.
Uma dessas mudanças de comportamento, de acordo com Medeiros, que deve acarretar o aumento no fluxo, pode ser observada nos pais, que estão passando a buscar seus filhos nas escolas ou deixar nas universidades, no fim da tarde, ao invés de permiti-los ir a pé ou de ônibus.
“Isso representa mais carros circulando nas ruas, aumentando assim o fluxo de veículos nas ruas da cidade. Por esse motivo, necessitamos fazer realizar intervenções”, conta.
*Com Detran