Com o objetivo de dar celeridade a inquéritos acumulados o Ministério Público do Acre (MP)vai promover mutirões em delegacias do interior do estado. Casos de crimes contra a vida, roubos e violência sexual são algumas das prioridades da ação.
Antônio José está pensando em deixar a cidade. Sena Madureira não é mais o município pacato de antigamente. A falta de segurança assusta moradores e Antônio já sentiu na pele o medo da violência. Criminosos armados invadiram a casa dele, renderam a família e levaram cerca de R$ 80 mil reais. O que mais revolta o morador é a impunidade. O inquérito policial está parado e ele não viu os assaltantes pagarem pelo crime. “Até a pouco o meu processo não tinha saído da mesa do delegado”, disse ele.
Casos como este preocupam o Ministério Público, por que precisam ser concluídos e dar respostas ao cidadão. A partir do dia 4 de Agosto o MP vai promover mutirões no interior do estado. Sena Madureira que tem cerca de 500 inquéritos parados será primeiro município a ser beneficiado com a força tarefa.
Segundo a coordenadora criminal e procuradora do MP Patrícia Rego, o mutirão vai priorizar alguns casos como homicídio tentado e consumado, roubo, latrocínio, tráfico de drogas e violência sexual. “A idéia é reunir esses inquéritos e onde há possibilidade de oferecer a denúncia, para se iniciar logo a ação penal, isso vai ser feito de imediato”, explicou.
A ação de acordo com a procuradora não visa interferir na atuação das delegacias, mas dar celeridade aos inquéritos parados cumprindo com um dos papeis do MP. “O que é possível denunciar nós vamos denunciar. Aquilo que não for possível por falta de provas, vamos pedir para a polícia acelerar a investigação. Agora também tem o papel de diagnosticar, ter uma visão mais realista. Trabalhando com dados mais concretos e essa é nossa função, também de controle externo da polícia”, completou.
Mesmo sendo uma iniciativa voltada aos municípios do interior, Rio Branco também deve ser contemplado com o mutirão por que a Delegacia da Mulher é a unidade do Estado com maior número de inquéritos em tramitação. Cerca de 7 mil inquéritos aguardam conclusão.