indiosgi

1º Encontro de enfermeiros de pólos indígenas discute imunização

Meta é vacinar mais de 10 mil índios em 7 municípios

Trabalhadores em saúde participam de encontro sobre imunização em aldeias indígenas. A meta é vacinar mais de 10 mil índios de diversas etnias em 7 municípios do Acre, Amazonas e Rondônia.
Aconteceu nesta quarta-feira (29) em Rio Branco, no auditório do Conselho Regional de Enfermagem do Acre (Corem/AC), o 1º Encontro de enfermeiros de Pólos indígenas sobre imunização nas aldeias do alto rio Purus.
O evento teve objetivo de traçar metas da população que precisa ser vacinada em sete municípios do Acre, Rondônia e Amazonas. Segundo a responsável técnica de imunização da região, Adrina Nascimento, 10.300 índios serão atendidos durante o ano.
Ela explica que a cobertura vacinal é diferenciada para a população indígena e por isso, a importância de reunir a equipe para estudar as estratégias para atingir as metas. “Além dessa vacina especial pra Influenza que no calendário não indígena contempla apenas grupos prioritários, e no nosso contempla toda população temos outras vacinas como pneuma 23 e varicela, por exemplo,”, explica.
O foco atual dos enfermeiros é a vacinação contra a gripe e o HPV, mas ao longo do ano, os indígenas recebem as vacinas ofertadas pelas campanhas que abrangem toda população brasileira.

Deixe uma resposta