261217-cotidiano-divulgacao-vestibular

10 dicas para se preparar para o vestibular 2018

Planejamento garante bons resultados

A fase das provas de final de ano do vestibular 2018 vem chegando, e é preciso se preparar da melhor forma para garantir resultados satisfatórios. Reunimos abaixo dez dicas para auxiliar o candidato a se planejar adequadamente para as provas e testes. Confira e boa sorte!

1) Leia atentamente o edital e o conteúdo programático das provas
É essencial fazer uma leitura bastante atenta do edital do vestibular de cada instituição do seu interesse e conhecer bem o conteúdo programático e lista de obras para leitura, seu guia para estudos. Leia também o Manual do Candidato.

2) Cuidado com as distrações durante os estudos
Televisão, celular e redes sociais devem ser deixados de lado nas horas separadas especialmente para os estudos, pois podem prejudicar seriamente a concentração e absorção do conteúdo.

3) Planejamento é muito importante
Planejar um cronograma de estudos bem estruturado desde o início ajuda muito a organizar a rotina e o dia a dia do estudante, além de fazer o aprendizado render muito mais.

4) Disciplina leva mais longe
Com o cronograma em mãos é possível saber quanto tempo por dia dedicar aos livros. É possível dividir as matérias por dias e definir as horas diárias destinadas ao estudo.

5) Priorize as matérias mais difíceis
Priorizar as matérias nas quais você possui mais dificuldade é importante. Liste os conteúdos que considera mais complexos, busque bastante material de qualidade e dedique-se para se familiarizar.

6) Também estude em grupos
Além da importância do estudo individual, os estudos em grupo ajudam na troca de informações. O que um não sabe muito bem, outro pode saber com mais profundidade, e esse compartilhamento é importante para o aprendizado.

7) Treine muito a redação
Quanto mais se escreve, melhor se escreve. Pensando nessa máxima, treine muito sua redação, sua argumentação escrita e a qualidade do seu texto. Em diversos exames essa prova possui um grande peso, e é preciso estar preparado adequadamente.

8) Faça provas anteriores ao vestibular 2018
Encontre as provas anteriores da instituição para a qual você prestará vestibular e faça todas. Depois, basta comparar com o gabarito e ver em quais áreas você foi melhor e em quais o desempenho precisa melhorar.

9) Descanse a cabeça
Entre as rotinas de estudo, aproveite o tempo para ir ao cinema, encontrar os amigos, navegar pela internet, dançar, ver shows, exposições, e praticar outras atividades de lazer. Relaxar a cabeça ajuda muito!

10) De olho na saúde
No período anterior às provas capriche na alimentação saudável, beba muita água e mantenha o sono em dia. Dessa forma seu corpo e sua mente estarão plenamente preparados para os testes!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*