0209-cotidiano-comercio3

31% dos empregados conseguiram trabalho recentemente

Pesquisa Fecomercio sugere reaquecimento da economia

A Federação do Comércio do Acre afirma que 31% dos acrianos que integram a População Economicamente Ocupada conseguiram formalizar alguma relação de trabalho há menos de um ano.

“Aspecto este positivo, pois demonstra a inserção de pessoas nesse mercado num tempo em que a crise do desemprego se mostrou mais acentuada no país”, comemora a Fecomercio, em material em que divulgação do Instituto de Pesquisas Empresariais do Acre (Ifepac).

Caso se amplie o tempo de análise, o Ifepac constata que 66% dos que estão atualmente empregados formalizaram a relação com as empresas nos últimos cinco anos. Os dados foram coletados no período de 13 a 17 de fevereiro. Duzentas e oitenta e três pessoas foram ouvidas, em declarações “espontâneas”.

“A pesquisa mostra que a população economicamente ocupada no mercado de trabalho local, 72% conta com amparo legal exigido pelas leis trabalhistas do país, ou seja, tem seus direitos assegurados nos termos da legislação vigente”, diz a Fecomercio.

Os dados apresentados pela Federação do Comércio do Acre sugerem algum tipo de reaquecimento no cenário econômico no último ano no Acre. Não há evidências do que tenha causado esse retomada da atividade econômica apontada pelo aumento das relações formais de trabalho.

Deixe uma resposta