thumb sessaosolene

72% da população de Rio Branco é negra, diz estudo

Dados foram apontados em sessão solene na Câmara

Pelo estatuto da igualdade racial, 72% dos moradores de Rio Branco são negros. Os números foram apresentados nessa quarta-feira pela Secretaria Adjunta de Políticas de Promoção da Igualdade Racial de Rio Branco, durante sessão solene na Câmara de Vereadores. Os números são altos, porque, segundo a secretária  Lúcia Ribeiro, o estatuto considera negro quem se denomina de cor parda ou morena. Somando essas pessoas se chega aos 72% dos moradores da capital.

Segundo Lúcia Ribeiro, esses dados só reforçam a luta da recém-criada secretaria, que é o enfrentamento ao preconceito e a discriminação. Uma campanha está tomando conta das ruas e tenta por fim a intolerância e as diferenças.

Nesta quarta-feira, a convite da Câmara de Vereadores de Rio Branco, foram mostradas as ações da Prefeitura na campanha de enfrentamento racista. A primeira etapa foi a identificação da população e o acompanhamento dos casos de preconceito.  A secretária mostrou que alguns casos de discriminação terminaram parando na justiça. “Na luta contra o racismo, as campanhas de conscientização ajudam a informar as vitimas como podem reagir diante de ato discriminatório e informa aos agressores, que podem sofrer sanções.

Deixe uma resposta