Alunos de Direito da Ufac promovem podcast sobre Direitos Humanos

Primeiro episódio foi ao ar em agosto deste ano e já conquistou mais de 500 ouvintes

Luanna Lins para Agazeta.net

Com o intuito de promover maior conhecimento acerca dos direitos humanos, os alunos do curso de Direito da Universidade Federal do Acre (Ufac) promovem o podcast “Direito Internacional de Direitos Humanos, Constituição e Justiça”, como projeto de extensão. O primeiro episódio, dos cinco, foi ao ar em agosto deste ano, e somados, eles já contabilizam mais de 500 ouvintes.

Coordenado pelo professor de Direito Internacional da Ufac, Allan Callado (com colaboração dos professores Leonardo Lani e Francisco Raimundo Alves Neto), “o projeto tem como objetivo aproximar a comunidade acadêmica e não acadêmica ao universo dos direitos humanos, a partir de leituras e entrevistas com especialistas na área, disponibilizando informação de qualidade a quem se interessar”, divulgou o docente. 

O podcast, que se consagrou como o primeiro a ser realizado pelo curso de Direito da Ufac, foi dividido entre cinco episódios mensais, dos quais quatro já foram veiculados nas plataformas virtuais de streaming. Entre os assuntos abordados estão a relação dos direitos humanos com a Constituição, com a Justiça, com a democracia e direitos humanos sob a visão de povos indígenas e comunidades tradicionais.

O projeto de extensão é uma ação da universidade que possibilita o compartilhamento do conhecimento adquirido por meio do ensino e da pesquisa desenvolvidos na instituição com o público externo. Junto ao professor, os alunos estudaram os assuntos, elaboraram os roteiros, definiram os convidados, gravaram os áudios, editaram e veicularam o material.

Os integrantes do projeto são os alunos Michely Fadel, Letícia Rocha, Yamam Alves, Anne Cristina e Anderson Aurélio, que produziram entrevistas com diversos convidados sobre assuntos relacionados aos direitos humanos, entre eles, professores da Ufac, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade de Frankfurt, na Alemanha.

Uma das alunas extensionistas do projeto, Michely Fadel, narrou sua experiência como sendo extremamente gratificante. “Esse podcast nos possibilitou conhecer novas culturas, novas pessoas e debater sobre um tema tão importante. O projeto em si é lindo, inspirador, e possibilita que as pessoas entendam os direitos que as cercam. Foi uma grande oportunidade poder debater com professores de outras universidades e ver o ponto de vista de cada um deles. É disso que os estudantes precisam, de projetos que agreguem conhecimento às suas formações acadêmicas”, disse ela.

Devido à suspensão das atividades presenciais na universidade, por conta da pandemia, todo o processo foi feito de forma remota, ou seja, cada um de sua casa. A estrutura foi montada pelos próprios alunos, sem microfones e webcams profissionais, apenas com celulares, notebook e internet. As edições também ficaram a cargo de um dos estudantes, que já tinha certa experiência com ferramentas de edição de áudio e vídeo.

Assim que o quinto episódio for ao ar, o podcast será pausado pelo professor que o coordena, mas continuará disponível, caso os alunos queiram seguir como um projeto próprio. A previsão é que ele seja continuado no segundo semestre de 2022. 

Clique aqui e ouça no Spotify

Deixe uma resposta