030619-vacinacao-gripe

Acre é o 2° estado com menor cobertura vacinal contra a gripe

Apenas 78% do público-alvo foi imunizado

A campanha nacional contra a gripe encerrou na última sexta-feira (31). A média nacional de cobertura foi de 82%. O que corresponde a pouco mais de 47 milhões e meio de pessoas vacinadas.

Seis estados bateram a meta de 90% de cobertura vacinal. São eles: Amazonas, Amapá, Pernambuco, Espírito Santo, Rondônia e Maranhão. E três não atingiram a meta e registraram a menor cobertura vacinal desta campanha. São eles: Rio de Janeiro, com 63,7% de cobertura, Acre, com 78% e São Paulo, com 73,1% de cobertura vacinal. Em Rio Branco, apenas 62% do público-alvo atendeu ao chamamento durante o período de campanha, que foi do dia 10 de Abril até 31 de Maio.

Mas a partir desta segunda-feira (3) toda a população, mesmo quem não faz parte do grupo de prioridade, pode se vacinar. E segundo o Ministério da Saúde, enquanto houver vacina disponível, permanece a campanha.

“A vacina continua disponível, a quantidade que veio pra nós, não veio pra toda a população, mas quantidade que veio nós vamos, enquanto tiver vacina, vacinar todo o público. E também lembrando, quem é do público-alvo, por algum motivo não fez a vacina vá a uma unidade de saúde que ele vai ser vacinado,” afirmou coordenadora da vigilância epidemiológica, Socorro Martins.

Com a liberação da vacina para todas as pessoas, a movimentação nos postos parece ter intensificado. Na unidade localizada na baixada do Sol, a procura está intensa. “A fila é bem grande mesmo, o corredor fica lotado. Enquanto tiver vacina a gente vai estar aqui fazendo,” disse a técnica em enfermagem Íris Celeste.

A dona de casa Eliane Bezerra levou as duas filhas para vacinar e atualizar a carteirinha. A ideia não era ela também ser imunizada. Mas ao saber que, agora, pessoas fora do grupo de prioridade tem acesso à vacina contra a gripe, não perdeu tempo e decidiu se vacinar. “É importante pra não ficar doente, cuidar da saúde.”

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*